No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrado em 19 de outubro, o Santa Marcelina Saúde realizou a “Caminhada Outubro Rosa” no Parque do Carmo, em Itaquera, com a presença de mais de 300 colaboradores, diretores e Irmãs Marcelinas. A ação teve como objetivo promover a conscientização e a prevenção da luta contra o câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil, sendo o mais comum depois do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O evento contou com aquecimento e um percurso de 2 km em torno do lago do parque. Mesmo com o tempo nublado e chuvoso, a animação esteve presente entre os colaboradores, que usavam roupas e adereços cor-de-rosa – símbolo internacional da luta contra o câncer de mama.
Na ocasião, formou-se uma grande roda no gramado, com abraços e música, reforçando a importância do autocuidado, do autoexame, e do cuidado com a saúde física, mental e espiritual, em linha com o mote da campanha deste ano: “Cuidar, atitude que transforma”.
A caminhada contou com a parceria do Instituto Protea, uma ONG que financia cirurgias, exames, consultas, radioterapia e quimioterapia para mulheres de baixa renda, com o objetivo de reduzir a incidência do câncer de mama e apoiar as pacientes em tratamento no Santa Marcelina Saúde. Essa colaboração possibilitou a criação do projeto AMAR – Ambulatório de Mastologia de Alta Resolutividade – onde pacientes com nódulos mamários realizam mamografia, ultrassom e biópsia no mesmo dia, além de obterem os exames pré-operatórios.