Desde 1975, o Santa Marcelina Saúde de Porto Velho é referência no tratamento da hanseníase, oferecendo assistência adequada para uma doença que ainda é cheia de estigma sobre os pacientes e que merece cuidados e atenção para sua prevenção.

Com o objetivo de informar e capacitar os Agentes Comunitários de Saúde do município sobre a prevenção e combate à hanseníase, a unidade, em parceria com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas/IBRAPP e a Secretaria Municipal de Saúde do município, participou de um evento voltado à capacitação de servidores municipais no município de Candeias do Jamari, RO.

“A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, curável e seu principal sintoma é o aparecimento de manchas na pele com alteração de sensibilidade. Além disso, existem os problemas psicossociais advindos com a estigmatização da doença’’, destaca o enfermeiro Cleumar Nascimento, responsável pelo setor de tratamento da hanseníase da unidade hospitalar.

Além da promoção da capacitação, Nascimento alerta que a transmissão ocorre através das vias aéreas, onde pessoas doentes e sem tratamento podem infectar pessoas saudáveis por meio do espirro, fala ou tosse.

No dia 31 de janeiro é instituído o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, e vale lembrar que o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a investigação de contatos são fundamentais, pois evita a evolução da enfermidade para as incapacidades e deformidades físicas que dela podem surgir, além da contaminação de mais pessoas.

Para saber mais sobre a hanseníase, formas de transmissão, prevenção e tratamento, confira o vídeo com o dermatologista do Santa Marcelina Saúde, de Itaquera, Dr. Fábio Sakamoto.