A instituição, que é referência em atendimentos de alta complexidade na zona leste, tem uma freira à frente de sua gestão executiva.
Nesta segunda-feira, 05 de agostos, o Santa Marcelina Saúde comemora 63 anos de atuação e se destaca como a principal referência hospitalar da zona leste de São Paulo, região que conta com cerca de 4,6 milhões de habitantes.
Com uma infraestrutura comparável aos principais centros médicos do país, a instituição conta com uma equipe de 4 mil colaboradores, incluindo um corpo clínico altamente qualificado, formado por aproximadamente 1.200 médicos e mais de 40 especialidades. O hospital oferece mais de 700 leitos, dos quais 110 são dedicados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendendo tanto convênios e particulares quanto pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Vale destacar que o Santa Marcelina é um importante centro de ensino e pesquisa, mantendo 42 programas de residência médica, multiprofissional e especialização. A instituição atua em parceria com todas as esferas governamentais — Federal, Estadual e Municipal —, o que amplia as alternativas de atendimento à população.
Fundado em 1961 pela Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, o hospital destaca-se pelo papel fundamental das mulheres em diversas esferas da sociedade. Um exemplo inspirador é a Irmã Rosane Ghedin, diretora-presidente, que há mais de 19 anos encontra equilíbrio entre suas obrigações religiosas com as responsabilidades do cargo, dedicando-se à oração, reflexão e serviço aos necessitados.
Dia de Festa
Para celebrar essa data, foi realizada uma missa em ação de graças pelo aniversário, além da entrega de bolo para os mais de 4 mil colaboradores da matriz, em Itaquera. Os colaboradores marcelinos também receberam um presente especial: uma nova ferramenta de comunicação interna, o Santa +ON. A comemoração contou com o apoio da empresa Guima Conseco, que cedeu os bolos, e da E.S.U Eventos, que adicionou um toque especial com um totem fotográfico, presenteando os colaboradores com lindas fotos.