Seguindo o fluxo adequado, os usuários são beneficiados com a resolutividade das necessidades em tempo hábil

Você sabe qual o serviço de saúde procurar para o atendimento dos seus sintomas? Com o objetivo de oferecer assistência mais específica para o seu caso e melhorar a qualidade do atendimento, o Santa Marcelina Saúde traz dicas importantes para a sua jornada nos serviços de saúde.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), aquele postinho próximo da sua residência, é a primeira opção para os sintomas leves ou moderados, como resfriados, dor de cabeça, febre, dor de garganta, entre outros. Nesse serviço são realizadas consultas com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistente social. Além disso, é possível retirar seus medicamentos, atualizar a carteira de vacinas e realizar exames de rotina.

Agora, se o caso for de urgência e emergência, com risco de vida, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está apta para o atendimento 24 horas, 7 dias por semana, para sintomas de AVC (derrame), dor no peito, falta de ar intensa ou crise de asma, convulsão, desmaio, febre alta, queimaduras, cortes, fraturas, picada de animal venenoso, diabetes e pressão alta descompensadas.

Já a Unidade Hospitalar, como é o caso do Santa Marcelina Saúde de Itaquera, é o local apropriado para casos de emergência médica e tratamento de doenças mais graves e complexas, que necessitam de acompanhamento médico especializado e internação.

É importante destacar que, seguindo o fluxo adequado dos serviços de saúde, os usuários são beneficiados com resolutividade das necessidades em tempo hábil, além de desafogar as unidades hospitalares, dando acesso a quem realmente precisa de assistência de alta complexidade.