Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Estresse, o objetivo é alertar sobre os riscos e tratamentos desta condição

Caracterizado como uma resposta física do organismo aos estímulos externos, este esgotamento, que tem o dia 23 de setembro representando o Dia Mundial de Combate ao Estresse, pode estar relacionado à sobrecarga nos diversos âmbitos da vida, como a desorganização, relações conflituosas, negligência dos direitos etc.

Este conjunto de reações mentais ou físicas do organismo, diante de situações que exigem um grande esforço emocional para serem superadas, pode ser identificado quando a pessoa apresenta sinais de impaciência, sono, fadiga, cansaço e dores frequentes.

Para a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil Guaianases, da Atenção Primária do Santa Marcelina Saúde, Silvana Galdina dos Santos, o tratamento do estresse deve estar integrado ao acolhimento, terapia, descanso, lazer, uma boa alimentação e qualidade nas relações sociais.

‘’A minha orientação, para as pessoas estressadas, é que cuidem da sua saúde de forma geral, mantendo uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e regulação do sono, considerando sempre as relações, direitos, deveres e organização do tempo’’, destaca.

Como aliviar o estresse

-Pratique exercícios físicos

-Aprenda técnicas de respiração

-Ouça músicas relaxantes

-Faça auriculoterapia e cromoterapia

-Tenha bons hábitos, como rir, dormir o tempo necessário, ler um livro e até sair com amigos para conversar.