No Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, Instituição com mais de 60 anos reforça compromisso socioambiental e promove ações para comunidades e colaboradores

Em 2011 o Brasil estabeleceu que na data de 16 de março seriam viabilizados debates e mobilizações da sociedade para propor alternativas sustentáveis objetivando a conscientização sobre a redução de fatores que impactam diretamente nas mudanças climáticas em todas as áreas da sociedade, e o Santa Marcelina Saúde, seguindo diretrizes previstas institucionalmente, desde 2007 vem implantando mudanças e melhorias nestas frentes.

Atuando em uma região de 4 milhões de habitantes e contando com a sua força de trabalho de cerca de 20 mil colaboradores, o Santa Marcelina Saúde assumiu o compromisso de implantar ações inovadoras, com a  finalidade de diminuir o agravamento da degradação ambiental e colaborar para o bem-estar da comunidade local, sendo estes alguns dos objetivos norteadores de sua política ambiental.

Entre as práticas estabelecidas estão o incentivo ao plantio de árvores com o Programa ComVida Verde, uso racional do ar-condicionado, estímulo ao uso de canecas e copos reutilizáveis, minimizando o uso de copos descartáveis de 3.300.000 em 2010, para 54.000 em 2020, somente na Atenção Primária, compra ou locação de equipamentos com a certificação de eficiência energética (Selo PROCEL ou ENCE) e outros. 

Proximidade com a comunidade

As equipes do Santa Marcelina Saúde realizam, baseado nas diretrizes institucionais,  ações práticas com a comunidade com o objetivo de promover, além do fomento à sustentabilidade, melhorias na saúde relacionadas aos locais onde vivem, como por exemplo, plano de enfrentamento às arboviroses nas unidades ESF (Estratégia Saúde da Família) da Atenção Primária; uso de cisternas, captação e uso de água de chuva nas unidades de Urgência e Emergência com foco na economia.

“Os colaboradores do Santa Marcelina Saúde já contam com realizações que incentivam a redução de poluentes e proporcionam a mudança de hábitos e qualidade de vida. Em 2021, a Unidade Hospitalar de Itaquera implantou o projeto do bicicletário, que incentiva os colaboradores usar a mobilidade ativa e o Bosque da Vida que tem o objetivo de plantar 4.000 árvores na região. Atualmente já alcançamos 650 árvores nativas já plantadas”, disse Irmã Rosane Ghedin, Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde  e Cultura Santa Marcelina.

Em 2021, o Santa Marcelina Saúde recebeu mais uma vez o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (IPAMA 2021) criado pela Secretaria Estadual de Saúde, do Meio Ambiente e apoio do Centro de Vigilância Sanitária, com case de eficiência energética na Unidade Hospitalar Cidade Tiradentes, além de outros reconhecimentos pelos cases e gestão ambiental na área da saúde. 

Frota elétrica já é uma realidade

 Outras importantes iniciativas fazem parte do Programa ComVida Verde, como a meta Zero Carbono que visa a médio e longo prazo contribuir na redução de custos, com alto ganho para o meio ambiente, tais como, a viabilização da troca da frota por veículos elétricos reduzindo o consumo de combustível fóssil e emissão de CO2, uso prioritário de combustíveis mais limpos no abastecimento de frota (etanol, biodiesel, GNV) o que reduzem o impacto e a emissão de gases poluentes, diminuindo  o fenômeno conhecido como ilhas de calor e a alta sensação térmica.

“A substituição da frota de veículos a combustão por veículos elétricos é uma medida, que além de mais ecológica, também é um fator econômico mais vantajoso.” destaca a Diretora- Presidente.