A Campanha das Doenças da Aorta possibilitará um dia de orientação com especialistas da área vascular.  Público acima dos 55 anos e hipertensos terão a oportunidade de fazer consultas e exames gratuitos

 

O Hospital Santa Marcelina de Itaquera promoverá a 12ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta, em parceria com o Ambulatório Especialidades Santa Marcelina. A ação acontecerá no dia 18 de setembro das 9h às 15h e contará com todas as das medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19, obedecendo assim os protocolos imposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O evento é aberto ao público, gratuito e busca proporcionar aos interessados a oportunidade de ter contato com profissionais da área vascular para tirar dúvidas sobre as doenças da aorta. Mulheres e homens acima de 55 anos e hipertensos irão passar por uma triagem, avaliação médica e caso haja a necessidade realizarão exames de ultrassom da aorta e carótida (doppler). Haverá encaminhamentos para tratamentos, caso sejam constatados fatores de gravidade.

Segundo o médico vascular do Hospital Santa Marcelina de Itaquera e coordenador da campanha, Marcelo Calil Burihan, a iniciativa busca promover a prevenção de doenças pouco conhecidas pela população em geral. “Muitas vezes quando o paciente busca auxílio essas doenças já estão avançadas. A prevenção é muito importante e é essencial promover essa ação para orientar melhor a população”, afirma.

Doenças da Aorta

A campanha está focada, principalmente, nas doenças da aorta, maior artéria do corpo humano. Ela começa no coração, passa pelo tórax e desce para o abdômen, se dividindo na altura do umbigo. Da aorta surgem diversas artérias que levam a irrigação sanguínea para a cabeça, pescoço, braços, vísceras abdominais (fígado, intestino etc), antes de se bifurcar para as pernas (artérias ilíacas).

“São duas as principais doenças nessa artéria: os aneurismas (dilatação) e as obstruções. Os aneurismas causam preocupações ainda maiores pela possibilidade de rompimento, tendo um elevado índice de óbitos quando esse fato ocorre”, reforça o especialista.

Serviço:

12ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta

Data: 18/09/2021 – Sábado

Horário: Das 9h às 15h

Atividades:

  • Ambulatório Médico de Especialidades – AME
  • Triagem, consultas médicas, exames de ultrassom (aorta e carótida)

 

Endereço das consultas: Rua Santa Marcelina, nº 400, Itaquera

Gratuito