Oferecidas gratuitamente, as atividades ocorrem quinzenalmente no Santa Marcelina Saúde Itaquera
Com o objetivo de promover o bem-estar integral para o bom andamento do tratamento oncológico, o Instituto Protea, organização não governamental que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda, realiza, quinzenalmente, por meio do Grupo de Apoio, oficinas de arteterapia às pacientes do Santa Marcelina Saúde Itaquera.
Oferecidas gratuitamente, as atividades reúnem esforços de voluntários e parceiros do Protea, que levam em consideração duas perguntas base: O que é possível fazer para promover bem-estar às pacientes? De que forma o que planejamos pode impactá-las?
Para a paciente Maria Lúcia, 56 anos, que está em tratamento no Santa Marcelina Saúde há 4 anos, e há 2 como membro do Grupo de Apoio, as atividades a fizeram enxergar o outro lado da vida. ‘’O que antes era só morte, agora é vida. É muito importante todas as atividades que realizamos aqui. A arteterapia despertou a criança interior que existe em mim.’’
Vale destacar que o Instituto Protea foi fundado em 2018 a partir da observação de que, no Brasil, milhares de mulheres aguardam em fila de espera para serem atendidas e tratadas no serviço público de saúde, já que mais de 75% da população depende dele.