Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é o primeiro serviço a lançar o bosque com plantio de mudas.

 

No dia 13/11 na zona leste da capital paulista ocorreu o lançamento do Bosque da Vida na UPA Tito Lopes, localizado em São Miguel Paulista. O serviço de urgência e emergência foi o primeiro a inaugurar o bosque na APS Santa Marcelina com as presenças de autoridades locais, colaboradores e membros do conselho de saúde do serviço, que participaram no plantio de mudas nas áreas verdes do serviço.

A iniciativa é um compromisso socioambiental da Rede de Saúde Santa Marcelina que visa contribuir para os cuidados com o planeta, a partir de medidas sustentáveis e o uso consciente dos recursos naturais.

“A pandemia é uma consequência de como exploramos os recursos do planeta, entre eles o desmatamento de áreas verdes, e queremos com esse projeto contribuir para mitigar os impactos ambientais em nossa região.”, comentou a Diretora Presidente, Irmã Rosane.

Em prática, a Rede Santa Marcelina pretende até agosto de 2021 realizar a plantação de mais de 4 mil mudas de árvores na zona leste e demais regiões, por meio de parcerias nos territórios aonde as equipe atuam. Além das ações ambientais, o bosque é uma importante homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a COVID-19 e as mais de 5 mil vidas que foram salvas pela rede Santa Marcelina no período de pandemia.

 

Sobre o Programa Comvida Verde

É uma iniciativa institucional e terá dois eixos de execução, o primeiro é o “Projeto Colorindo a Nossa Casa Comum”. Esse projeto propõe realizar o plantio de 4 mil mudas de árvores nativas em todo território de atuação da Rede de Saúde Santa Marcelina, bem como realizar distribuição responsável de mudas. No outro eixo será o “Projeto Cuidando da Nossa Casa Comum”, que terá foco no gerenciamento adequado de resíduos em nossos serviços e com as comunidades onde estamos inseridos.

O lançamento do programa ocorreu no dia 10 de setembro na área externa do Hospital Santa Marcelina de Itaquera e contou com a presença do Dr. Osmar Mikio Moriwaki, da Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria do Estado de São Paulo, que representou o Governador do Estado de São Paulo Sr. João Dória, da Irmã Rosane Ghedin, Diretora Presidente da Rede de Saúde e Cultura Santa Marcelina, os administradores hospitalares e colaboradores das diversas categorias profissionais.