O Santa Marcelina Itaim Paulista é o resultado de movimentos populares que reivindicaram um hospital e uma maternidade no extremo leste de São Paulo. Trata-se da primeira Organização Social de Saúde do Estado de São Paulo (OSS) que atende a uma região de aproximadamente 400 mil habitantes.
Atualmente, o hospital conta com mais de 300 leitos, sendo 10 da Unidade de Terapia Intensiva Adulto e 16 leitos da Uti Neonatal. No modelo de Pronto Socorro Referenciado realiza atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Psiquiatria, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, contando também com Central de Exames e Ambulatório Cirúrgico de Especialidades.
Desde 2012, o Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista passou a integrar o grupo de hospitais que fazem parte do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), a convite do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), além de ser Hospital Amigo da Criança e Hospital Amigo do Idoso e ter a certificação de Qualidade Nível Pleno da ONA.