FAQ – Perguntas mais frequentes | Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista


Como são as transferências de pacientes com suspeita ou confirmados de COVID–19 para outras unidades?

O Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista preparou leitos em quantidade limitada para retaguarda dos atendimentos de pacientes com suspeita ou confirmados com COVID-19. Por não ser um hospital de referência para esses atendimentos, o paciente que precisa ser internado terá sua vaga solicitada em um hospital de referência e será transferido no momento que lhe for disponibilizada a vaga pela Central de Regulação de Vagas do município ou do Estado de São Paulo, sendo o representante do paciente oportunamente informado sobre a transferência e o nome do hospital para o qual foi designada a transferência.

Como funciona o Acolhimento com Classificação de Risco?

O acolhimento com classificação de risco, realizado em todas as portas de urgência, tem como objetivo, diante de um grande volume de demanda, priorizar os pacientes que apresentam maior risco. Deste modo, a atenção proporcionada é centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.

Logo ao chegar, o paciente passa pelo acolhimento com o enfermeiro que avalia e define a ordem de prioridade de acordo com a gravidade do quadro segundo os princípios abaixo:

Emergência: Paciente em condição grave, com risco de morte e necessidade de atendimento imediato.

Urgência: Situação em que há doença que pode levar a risco de morte ou lesão de órgão alvo, além de situação de dor intensa.

Urgência relativa: Paciente com menor grau de urgência e/ou risco de complicação. O atendimento será realizado conforme a disponibilidade da equipe e a ordem de chegada do paciente.

Pacientes internados têm direito a acompanhante em tempo integral?

Têm garantido o direito a acompanhante em tempo integral, nos casos de internação, a pessoa com deficiência, a pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, a parturiente e a pessoa com idade inferior a 18 anos. Em caso de impossibilidade de permanência do acompanhante junto à pessoa com deficiência ou ao idoso, deve ser justificado pelo profissional de saúde responsável pelo tratamento.

Os horários para entrada e troca de acompanhantes são das 07h às 09h e das 19h às 21h, devendo ser confirmados no momento da internação.

O paciente pode solicitar cópia do prontuário médico?

Apesar do termo ”prontuário médico”, este documento é de propriedade do paciente, que tem total direito de acesso e pode solicitar cópia. Ao médico e ao estabelecimento de saúde cabe a sua elaboração e guarda.

As informações do prontuário pertencem ao paciente, são confidenciais e protegidas por lei, podendo sua cópia ser solicitada pelo paciente ou seu representante legal.

A cópia do prontuário ou relatório médico pode ser solicitada pelo paciente por meio de uma requisição diretamente no SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.

Os documentos ficarão disponíveis para retirada por 90 (noventa) dias.

No momento da retirada, será necessária a apresentação do original e cópia simples do documento oficial de identidade com foto do paciente (RG ou CNH). A entrega para terceiros deve ser previamente autorizada e descrita no Formulário de Solicitação de Serviços com a apresentação do original e cópia simples do documento oficial de identidade com foto do procurador (RG ou CNH), cópia simples do documento oficial de identidade com foto do paciente (RG ou CNH) e uma cópia da procuração.

O prazo de entrega é de até 15 dias mediante apresentação do protocolo de solicitação.

É obrigatório ter CID no atestado médico?

Não. Os médicos somente podem fornecer atestados com o diagnóstico codificado ou não quando por justa causa, exercício de dever legal, solicitação do próprio paciente ou de seu representante legal. No caso da solicitação de colocação de diagnóstico, codificado ou não, ser feita pelo próprio paciente ou seu representante legal, esta concordância deverá estar expressa no atestado.

Resultados de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, como devo solicitar?

O paciente ou seu representante legal podem fazer esta solicitação no SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário munido de uma cópia da sua carteira de identidade oficial com foto.

O prazo estimado é de até 7 dias para retirada.

Quais especialidades ambulatoriais são atendidas por esta unidade?

As especialidades atendidas no ambulatório são Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Urologia, Cirurgia Vascular, Ortopedia Especializada em Joelho, Mastologia e Ginecologia. As consultas são agendadas via sistema único de regulação de vagas (CROSS) e os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde e outros serviços.

Não há agendamento direto no ambulatório por pacientes externos.

O que é o SAU e como funciona?

É o Serviço de Atendimento ao Usuário em ação para esclarecer suas dúvidas, prestar informações ou receber críticas e sugestões e vai intermediar os interesses dos usuários para responder o mais breve possível. Nossos canais de contato:

sau.itaim@oss.santamarcelina.org

2063-6300

Por escrito, através dos impressos disponíveis na Caixa de Sugestão localizada no balcão da Recepção da Internação

Pessoalmente, de segunda a sexta, das 08h às 17h

O que o hospital faz em relação à humanização e o que é um hospital humanizado?

A humanização tem o objetivo de fornecer um atendimento mais qualificado ao paciente a partir de uma visão global da equipe com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o conhecimento da história do paciente para o melhor acolhimento possível e respeitando a individualidade em todas as situações.

O Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista tem implantado vários dispositivos de humanização como: acolhimento com classificação de risco, parto humanizado, garantia do direito ao acompanhante, visita ampliada, elaboração de plano e projeto terapêutico singular, mantém grupos de gestão participativa, reunião territorial para integração dos serviços de saúde, entre outros.

Quais são os documentos necessários para a internação do paciente?

Para efetivar a internação, o paciente ou seu responsável deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto do paciente e do seu responsável (RG ou CNH);
  • Cartão SUS;
  • Comprovante de endereço.

O hospital cobra algum valor pelos serviços prestados?

O Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista alerta que não realiza, sob nenhuma hipótese, cobranças financeiras de procedimentos para pacientes internados e/ou em tratamento pelo SUS.

Caso você seja abordado e cobrado por qualquer procedimento ou serviço, não pague e denuncie no nosso canal de Ouvidoria ou SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.

2063-6300

 

Quais são os horários de visita?

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde no combate à disseminação ao coronavírus, estamos restringindo as visitas aos pacientes internados para a proteção de todos.

As visitas estão limitadas a uma pessoa por dia durante 30 minutos, sem revezamento.

Pessoas com sintomas gripais não poderão entrar na unidade hospitalar.

Aconselhamos as pessoas idosas a não realizar visita hospitalar neste período de pandemia.

Horário de Visitas:

UTI Adulto 14h às 14h30

Emergência Adulto 16h às 16h30

Puerpério 10h às 10h30

Clínica Cirúrgica / Ortopédica 11h às 11h30

Clínica Ginecológica 11h às 11h30

Clínica Médica A 11h30 às 12h atendimento telefônico

Clínica Médica B 15h às 15h30 atendimento telefônico

Patologia Obstétrica 13h às 13h30

Saúde Mental 14h30 às 15h terça / quinta / sábado

Observação do PS Adulto 15h às 15h30

Os acompanhantes podem trazer alimentos para os pacientes?

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de nutricionistas que estão preparadas para orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta durante o período de internação e alta hospitalar, avaliando cada caso individualmente.

Caso haja dúvidas em relação à alimentação ou restrição a alimentos, informe ao enfermeiro responsável e consulte a nutricionista.

É importante informar a equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

Os acompanhantes podem trazer medicamentos de fora do hospital?

O paciente deve informar as medicações que faz uso em casa para que o médico possa avaliar a necessidade de manutenção do uso durante a internação. Preferencialmente, deve-se trazer cópia da receita que contém as doses e a posologia das medicações.

Caso haja dúvidas sobre a continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença do farmacêutico ou do médico.

É importante informar à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se é alérgico a algum tipo de medicamento.

É permitido realizar filmagens ou fotografar nas dependências do hospital?

Não é permitido filmar e/ou fotografar nas dependências do hospital, conforme consta no Título II – Capítulo I – Artigo 5º da Constituição Federal.