FAQ – Perguntas mais frequentes | APS (Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina)

 

SOBRE A INSTITUIÇÃO

O que é a APS e qual a relação com Hospital Santa Marcelina?

A APS (Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina) é um departamento que faz parte da Rede de Saúde Santa Marcelina. Oferta através do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços básico, especializados e de urgência e emergência em cinco regiões da zona leste da Cidade de São Paulo, através de Unidades de Saúde inseridas em contratos de gestão específicos.

Qual a relação com a Prefeitura da Cidade de São Paulo?

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através de dois contratos de Gestão, Nº R10/2015 – SMS/NTCSS – RASTS 10 (Rede Assistencial das Supervisões Técnicas de Saúde São Miguel e Itaim Paulista) e Nº R11/2015 – SMS/NTCSS – RASTS 11 (Rede Assistencial das Supervisões Técnicas de Saúde Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes) , a APS Santa Marcelina realiza a gestão das Unidades de Saúde destas cinco regiões da Zona Leste da Cidade de São Paulo.

Quais serviços são ofertados?

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS) com ou sem Estratégia de Saúde da Família (ESF);
  • Serviços de especialidades médicas, saúde mental, odontologia, reabilitação e saúde do idoso e da pessoa com deficiência.
  • Serviços de urgência e emergência 24h

Quais regiões estão presentes os serviços da APS Santa Marcelina?

Itaquera, Guaianases, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e São Miguel Paulista

Como acessar os serviços?

Inicialmente, para os casos de não urgência, a população deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) para receber atendimento para suas queixas de saúde e realiza acompanhamento, regular de saúde da criança, mulher, homem e idoso com apoio de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermagem, assistente social, psicólogo, dentista e demais categorias.

Para as queixas de urgência e emergência, o usuário pode procurar diretamente uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou um PA (Pronto Atendimento). Mas após, alta do serviço, deve continuar realizando o acompanhamento em sua UBS, mais próxima.

Os serviços especializados são referência para as UBS da região, o usuário que necessita de acompanhamento especializado, deve ser encaminhado pela UBS, conforme sua condição clínica ou de saúde.

 

TRABALHE CONOSCO

Qual email envio meu currículo?

O currículo deve ser cadastrado em nossa página http://www.aps.santamarcelina.org/trabalhe-conosco/

Como faço para trabalhar em uma UBS/ UPA ou CAPS (Centro de Apoio Psicossocial)?

Acompanhe os editais de processo seletivo e cadastre seu currículo em nosso site http://www.aps.santamarcelina.org/trabalhe-conosco/

Qual a validade do cadastrado?

A validade do cadastro de currículo é por até 12 meses, recomendando-se a atualização a cada 6 meses.

 

RECLAMAÇÃO, SUGESTÃO OU ELOGIO

A APS Santa Marcelina possui Ouvidoria ou SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)?

Não. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza aos usuários, um canal para queixas, relacionadas aos serviços de saúde, através do telefone 156 ou site.

Aonde faço uma reclamação?

Se a sua queixa está relacionada ao serviço prestado pela Unidade de Saúde, inicialmente, deve procurar a gerência local para registrar sua manifestação. Ou registrar sua queixa nos canais disponibilizados pelas SMS.

Quando faço a reclamação, para onde vai?

Após registro, a manifestação é encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável em enviar a Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina para apurar o caso e realizar as medidas cabíveis, referente a queixa registrada.

SOBRE A ASSISTÊNCIA

 

Quais as modalidades ofertadas pela APS Santa Marcelina?

Unidade Básica com Estratégia Saúde da Família (ESF) e com Equipe de Atenção Básica (EAB); Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) ; Melhor em Casa; Programa de Acompanhamento do Idoso (PAI); Programa de Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD); Centro Especializado em Reabilitação (CER); Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Hospital DIA (HD); Ambulatório de Especialidade; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Pronto Atendimento (PA); Serviço de Residência Terapêutica (SRT) e Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI).

Quais serviços são ofertados na UBS?

Consulta Médica e de Enfermagem: Pré-Natal, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Hipertensos, Diabéticos, Hanseníase, Tuberculose, Saúde do Idoso e Saúde do Adolescente, Consulta Odontológica e consulta multiprofissional como Fisioterapeuta, Assistente Social, farmacêutico etc.; Gruposk Educativos e Terapêuticos.

Quando devo procurar a UBS?

A População deve procurar a unidade mais próxima da sua residência para: realização de consultas agendada e não agendada para sintomas leves; exames para prevenção de doenças; Vacinas; Controle da Pressão e Diabetes e Atendimento de Dentista.

Como saber, qual a UBS mais próxima da minha casa?

Usuário pode consultar através do site Busca Saúde ou procurar Prefeitura Regional / Supervisão de Saúde do Bairro de Moradia para buscar informação.

Como marco uma consulta na UBS?

As Consultas podem ser agendadas presencialmente na unidade de referência ou pelo aplicativo Agenda Fácil da Secretária Municipal da Saúde.

Como eu realizo ou agendo um exame de rotina?

Os exames de rotina são solicitados após uma consulta agendada na Unidade de Saúde e a coleta é realizada de segunda a sexta feira no horário de funcionamento do serviço de saúde

Para tomar vacinas, devo ir somente à UBS?

Somente as Unidades Básicas de Saúde realizam a vacinação de rotina prevista para crianças, gestantes, adolescentes, idoso e adultos.

O que é UBS com ESF ou EAB?

Unidade com ESF (Estratégia Saúde da Família) são compostas por 02 até 10 Equipes de Saúde. Cada Equipe conta com 01 médico Generalista, 01 Enfermeiro, 02 Auxiliares de Enfermagem e 05 Agentes Comunitários de Saúde. Estes são responsáveis por prestar assistência na unidade e no domicílio, para aproximadamente 1000 Famílias e em torno de 4000 mil pessoas.

Unidade com Equipe de Atenção Básica (EAB) esta unidade possui como responsabilidade um território de 30.000 a 40.000 mil habitantes, sendo composta por Médico Clínico, Ginecologista e Pediatra, Equipe de Enfermagem e de Saúde Bucal.

Todo mundo é cadastrado na ESF?

Todos usuários do território que tenha uma Unidade de Saúde com Estratégia Saúde da Família tem o direito de ser cadastrado neste serviço mediante a visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde.

Como saber se minha família está cadastrada?

Toda Família que recebeu a visita do Agente Comunitário recebe um número de cadastro familiar e o cartão da Família para ser atendido na UBS com ESF. Caso a Família não recebeu a visita do Agente Comunitário deve procurar o Serviço e informar que está aguardando o cadastro.

Recebo as visitas domiciliares, quando preciso ir à UBS?

As visitas domiciliares são realizadas mensalmente pelo Agente Comunitário. A População deve procurar a sua unidade de referência para: realização de consultas agendada e não agendada para sintomas leves; exames para prevenção de doenças; Vacinas; Controle da Pressão e Diabetes; Atendimento de Dentista e Convites para participar de Grupos Educativos e Terapêuticos.

Quais as prioridades da ESF?

Atendimento a Gestantes; Crianças; Idosos; Adolescentes; Idosos; Doenças Crônicas como Hipertensão e Diabetes; Tuberculose; Saúde da Mulher; Saúde do Adulto.

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

Quais serviços especializados são ofertados?

Temos serviços especializados na área de reabilitação os Centros Especializados de Reabilitação (CER); na saúde mental os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); na saúde da pessoa idosa a Unidade de Referência à Saúde da Pessoa Idosa (URSI) e os Ambulatórios de Especialidades Médicas

Como agendo uma consulta com o médico especialista na APS?

Para saber se você precisa de uma consulta com algum médico especialista o caminho é procurar a sua unidade básica de saúde, pois ela é responsável por fazer seu encaminhamento para o serviço especializado e avisar quando sua vaga for agendada.

Se sua necessidade for em saúde mental poderá procurar o Centro de Atenção Psicossocial das 7h às 19h, mesmo sem ter um encaminhamento. Um profissional do serviço irá ouvir suas necessidades e avaliar qual o melhor encaminhamento para o seu caso: se deve ser atendido lá mesmo, por qual especialista será melhor pro seu caso, se deve ser atendido na unidade básica de saúde, etc.

Quais exames especializados posso agendar na APS?

O profissional que lhe acompanha saberá dizer qual o exame mais indicado para seu diagnóstico ou tratamento. Na rede da APS contamos com uma série deles: ecocardiograma, ultrassonografias, colonoscopia, colposcopia, mamografia, teste ergométrico, espirometria, audiometria, MAPA, nasofibroscopia, holter, raio x, eletroencefalograma, endoscopia e biopsias.

Os serviços de saúde conhecem a nossa rede e saberão qual ambulatório de especialidade será o melhor pra realizar o seu exame.

ATENDIMENTO DOMICILIAR

 

O que é EMAD, PAI E APD?

  • EMAD – Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar, tem como objetivo levar o atendimento às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica que necessitem de maior frequência de cuidado.
  • O PAI – Programa de Acompanhamento da Pessoa Idosa, possui uma equipe que realiza acompanhamento domiciliar e do autocuidado e participação social dos idosos visando melhoria na sua saúde e qualidade de vida.
  • O APD – Programa de Acompanhamento da Pessoa com deficiência, tem uma equipe que realiza acompanhamento domiciliar e social das pessoas com deficiência auxiliando na melhoria da inclusão e participação social.

Meu familiar é acamado, deve receber visita domiciliar da EMAD?

Para os usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção e que necessitem de maior frequência de cuidado, o familiar ou cuidador desta pessoa deve procurar a Unidade de Saúde de referência que irá avaliar necessidade ou não de acompanhamento da EMAD.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

O que faz a UPA 24h?

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Prestam atendimento de urgência e emergência de casos como febre, infarto, crises convulsivas entre outras demandas e necessidades, faz também investigação diagnóstica inicial, pode manter os pacientes em observação por até 24 horas bem como garantir o encaminhamento dos pacientes que necessitarem de atendimento hospitalar.

Quais serviços são prestados na UPA 24h?

A UPA 24h oferece atendimento de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e exames de Raio-X, eletrocardiografia e Exames Laboratoriais. Realiza também Dispensação de Medicamentos.

Quando devo procurar a UBS ou a UPA 24h?

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e o usuário pode procurar estes serviços em qualquer situação de saúde que necessite de uma avaliação médica em situações como cólicas renais, quedas com torsão ou fratura, infartos, derrames ou outras emergências e urgência.