O Hospital Santa Marcelina Cidade Tiradentes recebeu, nesta quinta-feira (28/11), o Prêmio Destaque da Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em um evento especial de celebração no Espaço Casa Bisutti, na Vila Olímpia, em reconhecimento da busca contínua por melhoria e ao empenho em realizar um trabalho constante de capacitação das equipes. Fundado em julho de 2007, foi o primeiro Hospital com o menor tempo em atividade em todo o país (apenas um ano e dois meses) a alcançar o Certificado de Acreditação nível 1, em 2008. Depois desse feito, o hospital amadureceu. Com o empenho e a dedicação de todos os colaboradores, em 2019 foi possível elevar o padrão de qualidade, alcançando o nível máximo da acreditação e integrando o seleto grupo de instituições no país com a certificação ONA nível 3 – Excelência em Gestão.

Na ocasião, foram homenageadas em torno de 74 instituições brasileiras que conquistaram a acreditação, como reconhecimento pelo compromisso com a segurança do paciente. Este prêmio é uma forma de reconhecer o impacto positivo dessas instituições na saúde do nosso país, e de reafirmar nosso compromisso conjunto com a transformação e a qualidade. Juntos, seguimos fortalecendo o cuidado ao paciente e aprimorando os serviços de saúde no Brasil.

De acordo com a Administradora Hospitalar do Santa Marcelina Saúde Cidade Tiradentes, Renata Lopes, esta conquista garante ao paciente que a assistência prestada está totalmente dentro dos padrões rígidos de segurança reconhecidos internacionalmente. “O Hospital foi homenageado por ser acreditado há 16 anos, de forma ininterrupta, e estamos orgulhosos em fazer parte do Prêmio Destaque de Acreditação. Este prêmio demostra o quanto a Instituição amadureceu ao longo desses anos e, também, o nosso compromisso com a qualidade e segurança na saúde. Sem dúvida, a constância de propósito e o engajamento da equipe nos fez chegar até aqui”, esclareceu.

Durante o evento, que faz parte das comemorações dos 25 anos de atuação da organização na promoção da segurança da saúde primária no Brasil, foram divulgadas informações relevantes sobre o cenário da acreditação e o impacto da acreditação ONA nos estabelecimentos de saúde. Um dos destaques foi a apresentação de um projeto inovador e inédito no país e que também é considerado o maior em acreditação no mundo: o avanço da acreditação através do Projeto Avança Saúde da Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo, responsável pela acreditação de 276 das 465 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) existentes na capital.

Sobre a ONA: é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços, com foco na segurança do paciente. A organização é a terceira maior certificadora do mundo em termos de volume, com mais de 5 mil certificados emitidos e mais de 50 mil pessoas capacitadas.