Pelo menos duas vezes por semana, os palhaços realizam intervenções artísticas na unidade Itaquera, tornando a experiência da internação qualificada 

Desde 2003, o Doutores da Alegria, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, promove o bem-estar, a humanização e a qualidade da internação dos pacientes do Santa Marcelina Saúde.

Os palhaços, que sempre atuam em dupla e, pelo menos, duas vezes por semana, fazem parte do dia a dia dos pacientes pediátricos, acompanhantes e profissionais de saúde da unidade hospitalar Itaquera com as intervenções artísticas, que tem o objetivo de qualificar a experiência durante o período de internação, criando memórias do momento delicado no hospital.

Inicialmente, os artistas conversam de ‘’cara limpa’’ com os colaboradores, momento em que tomam conhecimento dos casos do dia e elaboram formas de como a arte pode ser parceira da medicina durante as intervenções. Em seus jalecos, que os identificam como os Doutores responsáveis pelo riso, levam instrumentos musicais, objetos cênicos, bonecos e outros materiais que ajudam a criar conexão com o público, seja no quarto, corredor, ambulatório e UTI.

A ‘’besteirologia’’, considerada a cereja do bolo das atuações dos Doutores na unidade hospitalar, envolve todos num momento de alegria e descontração, regado ao remédio mais doce que é a gargalhada.

Além das presenças semanais, em alguns momentos do ano, como no Carnaval, São João e Natal, os palhaços promovem cortejos musicais e apresentações de espetáculos adaptados ao espaço hospitalar, sempre sob o olhar cuidadoso do Santa Marcelina Saúde.

Reconhecidos como prática importante no acolhimento de pacientes, o Doutores da Alegria, a partir do Programa Nacional de Humanização do Atendimento Hospitalar, impulsionou tanto gestores hospitalares como indivíduos e grupos em todo o país a pensarem que a linguagem do palhaço poderia ser aliada para enfrentar os desafios do sistema hospitalar.

Doutores da Alegria em 2023

E, para 2023, a dupla de palhaços já está formada. Dr. De Dérson e a Dra. Faísca estão preparados para deixar os dias mais divertidos. Ele, que é conhecido com Anderson Spada, é ator e professor, ela, a famosa Raíssa Guimarães, é atriz, palhaça, acrobata, educadora e pesquisadora da linguagem de máscaras teatrais.