Conhecer as formas de prevenção e tratamento continuam sendo importantes para o combate à AIDS

 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no boletim epidemiológico sobre HIV/AIDS de 2023 mostram que, nos últimos 10 anos, o Brasil registrou queda de 25,5% na mortalidade por AIDS, que passou de 5,5 para 4,1 mortes por 100 mil habitantes.

A informação, a prevenção e o combate ao preconceito continuam sendo as melhores práticas para diminuir os números da AIDS no Brasil. Estima-se que, atualmente, um milhão de pessoas vivam com HIV no país. Desse total, 650 mil são do sexo masculino e 350 mil do sexo feminino.

Enquanto 92% dos homens estão diagnosticados, apenas 86% das mulheres possuem diagnóstico; 82% dos homens recebem tratamento antirretroviral, mas 79% das mulheres estão em tratamento.

Para acabar com a AIDS como problema de saúde pública, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu metas globais: ter 95% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas; ter 95% dessas pessoas em tratamento antirretroviral; e, dessas em tratamento, ter 95% com carga viral controlada. Ou seja, todos os diagnosticados precisam ter acesso igual aos tratamentos de saúde.

Atualmente o Brasil possui respectivamente, 90%, 81% e 95% de alcance. O Ministério da Saúde reafirma que possui os insumos necessários e já aumentou, neste ano, 5% a quantidade total de pessoas em tratamento antirretroviral em relação a 2022, totalizando 770 mil pessoas.

O SUS oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV, e também para diagnóstico da sífilis e das hepatites B e C. Os testes rápidos são práticos e de fácil execução, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.

Os exames podem ser feitos de forma anônima nos CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo(a) usuário(a). Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

Procure um profissional de saúde e informe-se sobre os testes. Confira a lista dos CTA aqui.