Cerimônia realizada na Sala São Paulo contou com autoridades governamentais em comemoração aos 35 anos do SUS
Nesta segunda-feira, 16, a Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, Ir. Rosane Ghedin, foi homenageada com a medalha Walter Leser, honraria destinada aos líderes e entidades que no campo da gestão pública da saúde contribuíram para o desenvolvimento do SUS no Estado de São Paulo.
A segunda edição da cerimônia aconteceu na Sala São Paulo e contou com a presença do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Eleuses Paiva e o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.
A Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde foi reconhecida por sua atuação na gestão e promoção da saúde na Zona Leste da cidade de São Paulo, onde o Santa Marcelina Saúde abrange uma população de mais de 4,5 milhões de habitantes.
Também estiveram presentes os administradores das unidades hospitalares do Santa Marcelina Saúde, entre eles, Fabrício Santana e Leonardo Mauri, Administrador e Diretor Técnico da unidade hospitalar de Itaquera, Ir. Maria Amélia Alves, Diretora Financeira, Vilma Venâncio, Diretora Adjunta da APS Santa Marcelina, Leonardo Diniz, Coordenador Administrativo da APS Santa Marcelina, Odilon Mangerona Netto, Coordenador Médico da APS Santa Marcelina, Marcos Casemiro Administrador da unidade hospitalar do Itaim Paulista, Gilberto Lima e Dra. Vânia Administrador e Diretora Técnica da unidade hospitalar de Itaquaquecetuba, Renata Lopes, Administradora da unidade hospitalar Cidade Tiradentes e Dra. Fernanda Guimarães, Diretora Técnica das unidades Itaim Paulista e Cidade Tiradentes, Dr. Sidnei Epelman, Presidente da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) e Oncologista Pediátrico na unidade hospitalar Itaquera, Naira Reis Fazenda, Diretora da Gestão Estratégica de Pessoas, entre outros convidados.
O governo estadual anunciou o aumento de mais de 85% dos repasses estaduais para financiar as ações da saúde dos municípios paulistas, o que representa quase 700 milhões de investimentos em 2024.
As comemorações ainda contam a realização de um Seminário Internacional no final deste mês e um programa inicial de incentivo à gestão municipal do SUS paulista.
O ex-ministro da Saúde, José Serra também foi homenageado por sua contribuição ao SUS, como por exemplo, pela regulamentação da lei dos genéricos que contribuiu para o acesso da população de baixa renda a medicamentos essenciais de qualidade comprovada e com preços acessíveis. O Sr. Renilson Rehem, consultor da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) também foi homenageado por sua contribuição em melhorias na saúde e qualidade de vida da população.