Unidades Hospitalares do Santa Marcelina Saúde realizaram atividades de conscientização para colaboradores e pacientes

No dia 5 de maio, é considerado o dia mundial da higienização das mãos e para fortalecer a prática assistencial das equipes, as unidades promoveram ações que reuniram colaboradores e pacientes em torno do tema.

Em Cidade Tiradentes, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) desenvolveu um livreto para as crianças, internadas na área pediatrica, para colorir. Além disso, foram promovidas dinâmicas entre os colaboradores, premiados com brindes ao demonstrar a higienização correta das mãos.

Nos dias 4 e 5 de maio, a equipe de SCIH da Unidade Itaquera, organizou uma ação interativa com seus colaboradores para enfatizar o dia. O tema deste ano, “Unidos em prol da segurança: lave as suas mãos,” teve como ação duas atividades, jogo de perguntas e respostas estratégicas no formato certo ou errado e um jogo interativo inspirado no vídeo game Pac-Man, além de um espaço instagramável para os colaboradores registrarem sua participação na campanha.

De acordo com o Dr. Juan Pla De Leon, médico da SCIH, a participação dos colaboradores na campanha é fundamental para cada vez mais disseminar a importância da limpeza das mãos, a diminuição da contaminação dos pacientes e da taxa de resistência a antimicrobianos hospitalares. “Essas medidas são extremamente importantes para serem adotadas por todos os funcionários do hospital, não só para assistência, como nos setores administrativos também”, destacou o médico.

“Com essa iniciativa temos conseguido alcançar muitas pessoas que estão dispostas a aprender e gostaríamos de expandir ainda mais o projeto nos próximos anos. É uma prática que não só melhora a qualidade e segurança na assistência do paciente, mas impacta também no futuro na redução de custos, como por exemplo no uso de antibióticos, mas também com o tempo de internação, comentou Fabiana Enfermeira de Apoio Estratégico da Comissão de Epidemiologia Hospitalar.

A estimativa é que 500 colaboradores tenham participado da ação com entrega de brindes e foi apoiada pelas empresas, União Química, Ecolab e  Pfizer.

Sobre a Higienização das Mãos

A higienização das mãos com água e sabão pode ser feita a qualquer hora, antes de comer, após sair do banheiro e ao tocar superfícies, mas ela se torna indispensável quando há visivelmente sujeira nas mãos.
As mãos podem carregar microrganismos como bactérias e vírus que causam infecções e mortes. Por isso, basta apenas 30 segundos e alguns passos para você realizar a lavagem correta das mãos e ajudar a salvar vidas.
Passo 1: Molhe as mãos e os pulsos com água corrente
Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados
Passo 3: Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, e punhos por pelo menos 20 segundos
Passo 4: Enxágue abundantemente com água corrente
Passo 5: Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.