Mais de 6 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência visual, segundo o IBGE
O Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, é a data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares, que, se não tratadas, podem gerar a perda da visão. De acordo com dados do IBGE, mais de 6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no Brasil.
As complicações na visão, segundo a OMS, atingem cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo mundo. Dessas, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de doença que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada.
Para Raquel Fernandes Buratto, oftalmologista do Santa Marcelina Saúde, o acompanhamento médico anual é fundamental para diagnosticar as doenças ainda em estágio inicial. “Passar em consulta com um especialista ao menos uma vez ao ano é muito importante para garantir que qualquer complicação seja diagnosticada de forma precoce, aumentando a probabilidade de preservar o agravamento de doenças e, consequentemente, manter uma boa visão”, esclarece a dra.
Principais doenças oculares
Glaucoma: doença que leva a uma lesão progressiva no nervo óptico, causada principalmente pelo aumento da pressão intraocular. Provoca cegueira irreversível. É assintomático na maioria dos casos. A perda de visão se inicia na periferia do campo visual, por isso é difícil do paciente notar em casos iniciais ou moderados.
Catarata: opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho. É a principal causa de cegueira reversível, ou seja, após a cirurgia de retirada de catarata e implante de lente intraocular, a visão é recuperada.
DMRI (degeneração macular relacionada à idade): patologia que acomete a mácula, que é uma estrutura da retina, responsável pela visão central. Como sintoma, pode haver dificuldade na leitura e reconhecimento de rostos.
Retinopatia diabética: doença vascular da retina causada pelo diabetes, que pode levar a sangramentos, descolamento de retina, glaucoma e perda visual irreversível.
Conjuntivite: inflamação da conjuntiva que é um tecido transparente que recobre a parte branca do olho e a parte interna das pálpebras. Os sintomas são olhos vermelhos, secreção, lacrimejamento, coceira, edema das pálpebras. Pode ser alérgica ou infecciosa (vírus ou bactéria)
Grupos de risco
Embora cada patologia tenha suas particularidades, devem-se manter em alerta os idosos, pessoas que ficam muito tempo expostas à luz solar, obesos, portadores de diabetes, fumantes, crianças e pessoas com baixa imunidade.
Prevenção
Cessar o tabagismo, manter uma boa alimentação, rica em folhas verde escuras, vegetais e frutas de cor amarelada ou laranja (ricos em luteína e zeaxantina), controlar o diabetes, utilizar óculos de sol e adotar um acompanhamento contínuo com oftalmologista são as melhores maneiras de prevenir as complicações oculares. Já para a conjuntivite, também é necessário evitar colocar as mãos nos olhos e rosto e lavar bem as mãos.
“As pessoas devem estar sempre atentas a qualquer alteração na visão. Muitas doenças são assintomáticas ou demoram para apresentar sintomas, portanto, todos precisam de atenção e cuidado constante com os olhos”, finaliza Raquel.
Expertise do Santa Marcelina Saúde
Com profissionais altamente especializados no tratamento das doenças oculares, o Santa Marcelina Saúde é referência em procedimentos de catarata e glaucoma, realizando, em média, 144 cirurgias de cataratas por ano. Ao todo, somente em 2024, a instituição realizou cerca de 5,2 mil atendimentos de oftalmologia.