Ao longo do mês de outubro, as equipes de saúde do Santa Marcelina realizaram ações para alertar as colaboradoras da instituição e usuárias dos serviços de saúde, sobre os cuidados que precisam ter, estando sempre alertas aos sinais de câncer de mama.
Em todos os serviços prestados pela instituição, realizamos atividades para informar sobre as doenças de maior prevalência nas mulheres, medidas preventivas e orientações de como ter uma vida mais saudável.

Na comunidade da UBS Jardim São Carlos, em Guaianases, os profissionais visitaram o Centro de Defesa e Convivência da Mulher – CDCM Helena Vitória, um serviço comunitário local, para realizar orientações sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, além da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

No Itaim Paulista, o CAPS Álcool e Drogas II Jd Nélia reuniu pacientes e colaboradoras para um momento de sensibilização, por meio de uma roda de conversa, com apoio da médica Dra. Clícia, , esclarecendo os mitos e verdades sobre a saúde da mulher.
Incentivando a participação e conscientização das colaboradoras, a unidade hospitalar de Itaquera efetuou um dia inteiro de atividades, conduzido pela Dra. Grasiela Benini, Coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital Santa Marcelina, juntamente com a equipe de Voluntariado e Fisioterapia. Ao longo do dia, as colaboradoras participaram de atividades físicas, rodas de conversas, sorteio de brindes e escreveram um cartão para as pacientes com diagnóstico do câncer de mama.
Em 19 de outubro, dia dedicado ao combate ao câncer de mama, colaboradores vestiram a cor rosa para a campanha #vemderosaproSanta.
“O objetivo dessas ações é o de intensificar os alertas de cuidados e salvas nossas mulheres.”, destacou a médica, Dra. Grasiela Benini.

Tratamento com alta tecnologia
Como referência para casos de alta complexidade e tratamento oncológico na região leste, a unidade de Itaquera, recebeu um novo mamógrafo de alta tecnologia, o que facilita o diagnóstico precoce do câncer de mama. O equipamento conta com sistema de inteligência artificial e design ajustável para que a paciente realize o exame de maneira tranquila e confortável. O equipamento foi doado pela empresa GE Health Care com apoio do Instituto Protea, importante parceiro do Santa Marcelina em projetos para cuidado e tratamento das pacientes com câncer.