O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS IJ II Cidade Tiradentes é um serviço de saúde territorial e comunitário considerado como um dos pontos estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no cuidado integral da saúde da criança e adolescente. Assim, tem como objetivo o atendimento de crianças e adolescentes que apresentam rupturas em suas rotinas e dificuldade de inserção e participação social decorrentes de transtornos invasivos do desenvolvimento, transtornos mentais graves e persistentes, e/ou transtornos mentais em geral, incluindo aqueles com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.
O cuidado no CAPS é composto de ações e estratégias que garantam a atenção integral a crianças e adolescentes, contemplando o âmbito da clínica em saúde mental e da rede intersetorial.
Para tal, o CAPS IJ Cidade Tiradentes conta com equipe multidisciplinar que atua na perspectiva interdisciplinar oferecendo atenção diária.

Público-Alvo
Crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos, 11 meses e 29 dias e seus familiares e/ou responsáveis legais.
Para ser atendido no CAPS, a criança e/ou adolescente pode ser encaminhado pelos equipamentos da rede de atenção à saúde ou comparecer espontaneamente ao CAPS IJ. Ao chegar, será direcionado ao Acolhimento onde a equipe multiprofissional fará a escuta da demanda inicial e avaliará se o CAPS é o serviço que poderá auxiliar no cuidado da criança e/ou adolescente naquele momento.
Ao ser inserido no CAPS, é construído o Projeto Terapêutico Singular que pode ser composto por atendimento individual, atendimento em grupo, oficinas terapêuticas e atendimento familiar.
Em 2020 foram atendidos 428 usuários e em 2021, 441 usuários até agosto.
Em 2020 foram registrados 932 procedimentos e em 2021 foram registrados 3370 procedimentos até agosto.