O câncer de colo do útero é tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero que é a porção inferior do útero que se comunica com o canal vaginal. São totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem, após alguns anos se transformar em câncer.
Ele é detectado através do exame de Papanicolaou. Um resultado de anormal, significa que outros exames deverão ser realizados para determinar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerígena.
O rastreamento da doença é importante para identificar, diagnosticar e tratar as lesões pré-malignas, impedindo a progressão para o câncer.

Previna-se contra o Câncer de Colo do Útero

A vacina contra o vírus do HPV previne as lesões pré-malignas e malignas do colo do útero, vagina, vulva, vagina, ânus e pênis. A vacina está disponível na rede pública para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. O câncer do colo do útero é raro em mulheres até 30 anos e o pico de incidência é na faixa dos 45 a 50 anos. Tomar a vacina contra o HPV, realizar o exame preventivo de Papanicolaou e o uso de preservativo previnem o desenvolvimento da doença. A doença possui uma lenta evolução e não apresenta sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados a paciente pode apresentar sangramento vaginal intermitente, sangramento após a relação sexual, secreção vaginal anormal, corrimento com odor fétido, dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.