Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde das pessoas. Com essa premissa os Agentes de Promoção Ambiental (APA) vêm atuando nas Unidades da APS Santa Marcelina, resgatando e fortalecendo a construção para um ambiente mais equilibrado no meio em que vivemos.

No Santa Marcelina Saúde são 53 APAs, um em cada UBS com ESF ou URSI, onde articulam e desenvolvem importantes projetos e ações socioambientais junto aos colaboradores e usuários cadastrados.

“O papel do APA vai ao encontro de um dos principais atributos da Atenção Primária, a promoção da saúde. “Os APAs atuam na implantação e sustentação das ações locais do PAVS, buscam parcerias no território, contribuem nas ações de educação sanitária da população e no apoio das ações de gestão dos aspectos ambientais de cada serviço, fazendo do APA um profissional indispensável na saúde primária”, disse Rosane Ghedin, Diretora Presidente do Santa Marcelina Saúde.

SOBRE O PAVS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) incorporou, em 2008, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) na Estratégia Saúde da Família (ESF), na Coordenação da Atenção Básica, com o intuito de estimular novas práticas no campo da Promoção da Saúde no nível local, e fortalecer a capilaridade das ações dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS nos seus territórios. Saiba mais sobre a história do PAVS.

O Programa tem como objetivo fortalecer a gestão intersetorial em questões ambientais com impacto sobre a saúde da população, envolvendo a promoção de atitudes voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental e à promoção e proteção da saúde da população.

O PAVS trabalha com uma agenda integrada, com enfoque no desenvolvimento de políticas de saúde e meio ambiente, tendo como eixo o fortalecimento da intersetorialidade no nível local, a sustentabilidade das intervenções no território e o empoderamento e efetiva participação da comunidade, buscando evidenciar os determinantes do processo saúde- doença. Este enfoque tem sido estratégico no fortalecimento da Atenção Básica no Município de São Paulo.

Destacamos como de grande relevância na implementação deste Programa o envolvimento dos ACS, entendidos como atores multiplicadores de Promoção da Saúde e sustentabilidade ambiental, que foram capacitados para identificação e priorização de problemas ambientais com impacto na saúde, em áreas de maior vulnerabilidade, em decorrência do seu trabalho junto à população, e por atuarem e viverem nos territórios, favorecendo dessa forma, os processos de intervenção no nível local.

O PAVS faz a gestão dos projetos socioambientais nas Unidades de Saúde, tendo como ponto de partida a realidade local e regional para as intervenções, sendo os mesmos desenvolvidos à partir dos seguintes Eixos Temáticos que estão descritos no Guia PAVS:

• Horta e Alimentação Saudável;

• Biodiversidade e Arborização;

• Gerenciamento de Resíduos Sólidos;

• A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública);

• Revitalização de Espaços Públicos;

• Cultura e Comunicação;

• Água, Ar e Solo.