A Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS) realizará no dia 24 de junho (quinta), às 9 horas, uma live que discutirá os desafios e os aprendizados das entidades de Saúde durante a pandemia da Covid-19. O evento acontecerá pela plataforma Youtube (youtube.com/saocamilosp) e contará com a participação de expoentes das instituições católicas de Saúde associadas à ABICS, que trocarão experiências sobre este momento atípico de crise sanitária que exigiu o máximo da capacidade assistencial, de gestão e de humanização do setor.

Participarão da live o Frei Francisco Belotti, presidente da ABICS e da Associação Fraternidade São Francisco da Providência de Deus, do Rio de Janeiro (RJ); Padre João Batista Gomes de Lima, vice-presidente da ABICS, presidente da Sociedade Beneficente São Camilo, que reúne hospitais em todas as regiões do Brasil e reitor do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo (SP); Dom Joel Portella Amado, Bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Padre José Wilson, religioso Camiliano; Irmã Rosane Ghedin, diretora-presidente da Rede de Saúde e Cultura Santa Marcelina e diretora-executiva do Hospital Santa Marcelina – Itaquera, de São Paulo (SP); e Dr. Rafael Cremonese, diretor-geral do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS). O evento será mediado pelo Frei Paulo Batista, da Associação Fraternidade São Francisco da Providência de Deus, do Rio de Janeiro (RJ)

Clique para acessar o link da Live

“A ABICS reúne importantes instituições católicas de Saúde e tem o compromisso de atuar política e institucionalmente pelo segmento no qual atuamos. Grande parte das instituições de Saúde no Brasil são confessionais católicas e neste momento em que o mundo todo se vê diante de seu maior desafio sanitário, o que tem reflexo direto em nossos hospitais e nos profissionais com os quais trabalhamos, é nosso dever refletir, trocar experiências e entender o que foi feito até agora e o que ainda precisa ser feito no que se refere não apenas à assistência e ao dia a dia dos hospitais durante a pandemia, mas também como nossas instituições viverão o pós-pandemia. Este é o momento de conversar, refletir e atuar na política de Saúde brasileira”, informa o Padre João Batista Gomes de Lima.

Ele lembra ainda que todas os associados ABICS possuem forte atuação na gestão de unidades públicas de saúde em parceria com os governos estaduais e/ou federais, o que torna a Associação autoridade no assunto no Brasil, já que seus associados estão presentes em todos os Estados da Federação e conhecem de perto a realidade e as necessidades da saúde da população e a infraestrutura necessária para tornar a saúde mais acessível a todos.

O evento terá parceria com o Centro Universitário São Camilo, instituição católica de Ensino Superior reconhecida nacionalmente, cuja vocação em saúde e assistência alia a formação humanista com ensino de excelência.

 

Programação da live

 

Horário Atividade
9 às 9h20 ABERTURA OFICIAL DO EVENTO:

Momento de Espiritualidade com participação do Jovem Jacó

Padre João Batista  –  Vice- presidente da ABICS e Reitor do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo (SP)

9h20 às 9h50 Palestra “A importância das Instituições Católicas de Saúde em tempo de pandemia”

Dom Joel Portella Amado – Bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

9h50 às 10h05 Palestra “Assistência Espiritual Hospitalar em tempo de pandemia “

Padre José Wilson –  religioso Camiliano

10h05

às

10h20

Palestra “A experiência exitosa da instituição, no projeto COMVIDA20”

Irmã Rosane Ghedin, diretora-presidente da Rede de Saúde e Cultura Santa Marcelina e diretora-executiva do Hospital Santa Marcelina – Itaquera, de São Paulo (SP)

10h20 às 10h35 Palestra “Experiência da Mãe de Deus com a pandemia”

Dr. Rafael Cremonese, diretor-geral do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS) que faz parte da Associação Educadora São Carlos – AESC

10h35 às 10h50      Palestra “A força transformadora do bem –  Atuação do Lar São Francisco de Assis na     Providência de Deus na pandemia”, Frei Francisco Belotti, presidente da ABICS
10h50 Encerramento, com depoimentos e reflexões dos representantes da ABICS

 

Sobre a ABICS

A Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS) foi criada em 2018, a pedido do Papa Francisco, com o propósito de integrar e fortalecer as instituições católicas de Saúde do Brasil, por meio do debate, da troca de conhecimentos e da formulação de propostas para a sustentabilidade do negócio e a excelência em gestão, sem abrir mão do objetivo primordial de manter viva a missão assistencial com os mais necessitados.

Juntos, Franciscanos, Vicentinas, Marcelinas, Irmãs de Santa Catarina, Camilianos  e Scalabrinianas estão trabalhando para mobilizar o maior número de instituições católicas de Saúde para que, por meio da ABICS, se fortaleçam e possam continuar oferecendo assistência aos menos favorecidos e se mantendo fiel ao atendimento social dentro do mercado competitivo na área de saúde.

Desde 2019, os conselheiros da ABICS vêm se reunindo para debater e planejar ações que possam aproximar os Hospitais Católicos de Saúde à sua causa, que é integrar e fortalecer as instituições católicas de Saúde, valorizando sua identidade e sua missão. A ABICS é composta pelos membros do Conselho de Administração e os seus associados. O cargo de presidente da ABICS é ocupado pelo Frei Francisco Belotti  e o seu procurador Frei Paulo, ambos representam a Associação Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (AFSFPD) e o cargo de vice-presidente é ocupado pelo Pe. João Batista Gomes de Lima, que representa a Sociedade Beneficente São Camilo. Os membros do Conselho são Alline  Cezarani e Nélisson do Espirito Santo, da Associação Congregação de Santa Catarina e do Hospital São Vicente de Paulo, respectivamente, e a Irmã Rosane Ghedin, diretora-executiva do Hospital Santa Marcelina – Itaquera. Nosso associado e que acompanha todas as ações da ABICS é o  Hospital Mãe de Deus, que representa a Associação Educadora São Carlos.