Para comemorar esta data tão especial, o hospital realizou uma missa em ação de graças nesta sexta-feira (17).
Comemorado em 18 de outubro, o Santa Marcelina Saúde, instituição considerada referência em atendimento médico de alta complexidade na Zona Leste de São Paulo, região que conta com cerca de 4,6 milhões de habitantes, celebra a importância dos profissionais que, diariamente, se dedicam a promover a saúde, prevenir, diagnosticar e tratar doenças, além de incentivar uma vida saudável à população. Com 26 mil colaboradores e mais de 16 milhões de atendimentos no último ano, o hospital reforça seu compromisso com a inovação e a tecnologia, destacando-se pelo papel fundamental na sociedade.
A medicina é uma das áreas que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional, que trabalha em conjunto com importantes e indispensáveis colaboradores, como enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, entre muitos outros. Responsáveis por salvar vidas, os médicos são fundamentais na prestação do serviço assistencial em todos os níveis em que atuam, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou nas Unidades Hospitalares. Os médicos cuidam do bem mais precioso que temos: a vida. Além do conhecimento técnico, atuam com extrema sensibilidade para que seus pacientes nunca fiquem desamparados, principalmente nos casos de doenças complexas.
No Santa Marcelina, técnica e tecnologia caminham lado a lado com humanização e acolhimento. Cuidar nunca foi apenas tratar doenças, mas acolher pessoas, histórias e esperanças, exercendo a medicina com dedicação, competência e compromisso com a vida. “Esse esforço coletivo é o que sustenta a credibilidade, grandeza e a alma do hospital, que também é uma instituição formadora. Temos o privilégio e a responsabilidade de formar novas gerações de médicos, transmitindo não apenas conhecimento técnico, mas também valores humanos”, destacou o Dr. Leonardo Mauri, Diretor Técnico da matriz.
A medicina é feita de mãos firmes e corações sensíveis: a instituição tem muito orgulho da trajetória dos residentes e alunos que assumem o papel no cuidado à população. “Juntos, reafirmamos o modelo de cuidado que sempre nos guiou: um cuidado baseado na ciência, sustentado pela ética e iluminado pela compaixão. E não podemos deixar de expressar nosso profundo agradecimento às Irmãs Marcelinas. São elas que, com sua visão missionária e coragem inspiradora, nos oferecem a oportunidade de exercer nossa profissão em um ambiente onde cuidar é expressão de amor, serviço e fé”, comenta o Dr. Mauri.
Hoje, mais do que nunca, é tempo de olhar para trás com orgulho e para frente com esperança.
Que São Lucas, padroeiro dos médicos, continue sendo nosso exemplo e inspiração, lembrando que ser médico é uma vocação de amor e entrega, e que cada vida tocada por nossas mãos carrega o reflexo da nossa missão.
Parabéns a todos os médicos e médicas do Hospital Santa Marcelina.
Que sigamos firmes em nossa jornada!





