As ações terão como foco reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de mama, o tipo mais comum entre mulheres em todo o mundo

Durante o mês de outubro, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Santa Marcelina realizará diversas ações voltadas ao autocuidado. Entre elas, o destaque é a caminhada Outubro Rosa, que acontecerá no dia 19/10, às 9h, no Parque do Carmo, em Itaquera. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e da conscientização na luta contra o câncer de mama. O evento será aberto a colaboradores e ao público em geral, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e da conscientização na luta contra o câncer de mama.

No dia da ação, com concentração próximo ao Bosque das Cerejeiras, os participantes terão um momento de atividade física, receberão orientações sobre o autocuidado com um mastologista do Serviço de Mastologia do Hospital e participarão de uma caminhada de aproximadamente 3 km nos arredores do Parque.

Além disso, ao longo do mês, os colaboradores participarão de palestras, como parte do evento, e terão atividades físicas, sessões de massagem e o “Vem de Rosa”, um dia da semana dedicado para que todos vistam uma peça cor de rosa em apoio à campanha.

Parcerias que salvam: para reduzir a incidência do câncer de mama e apoiar pacientes em tratamento, o Hospital mantém uma parceria com o Instituto Protea, uma ONG que financia cirurgias, exames, consultas, radioterapia e quimioterapia para mulheres de baixa renda. Essa colaboração possibilitou a criação do projeto AMAR – Ambulatório de Mastologia de Alta Resolutividade -, onde pacientes com nódulos mamários realizam mamografia, ultrassom e biópsia no mesmo dia, além de obterem os exames pré-operatórios. Após 15 dias, elas retornam com a cirurgia já agendada. Essa iniciativa reduziu o tempo médio de espera para a cirurgia de 60 para 30 dias e, graças ao apoio do Instituto, o número de mulheres tratadas aumentou em 50%.

Nos últimos sete anos, a parceria entre o Santa e o Instituto Protea permitiu a realização de 40 mil exames e consultas para 4.000 mulheres, além de 96 mil sessões de quimioterapia e radioterapia para 2.200 pacientes, oferecendo tratamento completo contra o câncer de mama. O Protea também desempenha um papel fundamental na instituição, coordenando um grupo de apoio com voluntários das áreas de fisioterapia, nutrição, terapia e educação física, que promovem atividades voltadas à mobilidade, autoestima e cuidados com a saúde durante o tratamento.

Além disso, essa parceria viabilizou a implementação de um projeto de inteligência artificial que lê mamografias e estima o risco de uma paciente desenvolver câncer de mama nos próximos cinco anos, contribuindo para o rastreamento e a detecção precoce da doença. Para essa iniciativa, o Instituto e o Santa Marcelina receberam a doação de um mamógrafo digital, permitindo a realização de cerca de 500 exames por mês.

De acordo com a Dra. Grasiela Benini, coordenadora do Serviço de Mastologia, o câncer de mama não é completamente prevenível. A prevenção, de forma geral, baseia-se no controle de fatores de risco e no incentivo a fatores protetores, especialmente aqueles que podem ser modificados com a adoção de hábitos saudáveis. Entre esses hábitos estão a prática regular de atividade física, uma alimentação balanceada, o controle do peso corporal, a redução do consumo de bebidas alcoólicas e a amamentação. Além disso, é fundamental que as mulheres conheçam bem o próprio corpo, observem regularmente qualquer alteração nas mamas e consultem um médico ao notarem algo anormal.

Os principais sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama: presença de um caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou com aparência de casca de laranja, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Além disso, podem surgir pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. “Na Atenção Primária à Saúde, o Santa Marcelina conta com Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas em diferentes regiões da Zona Leste de São Paulo, onde é possível participar de grupos e atividades para orientações sobre o câncer de mama, além de realizar consultas periódicas com médico e equipe multiprofissional, podendo ser encaminhada para a realização da mamografia e outros exames de apoio ao diagnóstico”, esclarece a Dra. Grasiela Benini.

O tratamento do câncer de mama: pode incluir diferentes abordagens, que serão determinadas pelo médico com base nos resultados dos exames e na análise do patologista após a realização da biópsia. “E para o diagnóstico e tratamento nos casos de câncer, o Hospital Santa Marcelina possui infraestrutura completa, exames de imagem, ambulatório e uma equipe especializada que oferece ampla assistência com atendimento humanizado às mulheres em tratamento. A unidade oferece serviços particulares, convênios e tem atendimento gratuito aos pacientes do SUS”, destaca a mastologista.

Câncer de mama no Brasil: o Brasil deve registrar até o final de 2025, cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama, com uma taxa de 66,54 diagnósticos para cada 100 mil mulheres e aproximadamente 18 mil mortes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Ministério da Saúde divulgou recentemente, novas recomendações para a realização da mamografia como parte da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Pela primeira vez, o exame passa a ser recomendado “sob demanda” para mulheres de 40 a 49 anos, mediante vontade da paciente e indicação médica.

Serviço de Mastologia do Hospital Santa Marcelina: se destaca por sua atuação em medicina humanizada, com equipes capacitadas e equipamentos de alta tecnologia para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e outras doenças mamárias. A unidade é referência na Zona Leste de São Paulo para casos de alta complexidade oncológica, utilizando inteligência artificial em mamógrafos de última geração para aprimorar a precisão diagnóstica. O serviço também promove a prevenção e o bem-estar das pacientes com ações educativas, grupos de apoio e atividades de conscientização, especialmente durante o Outubro Rosa. Em 2024, o Serviço de Mastologia do hospital realizou 6692 consultas ambulatoriais, 4268 mamografias e 389 procedimentos.

Serviço:

Caminhada Outubro Rosa Santa Marcelina

Data: 19/10

Horário: às 09h

Local: Parque do Carmo (concentração próximo ao Bosque das Cerejeiras)

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera