Entre os dias 15 e 19 de outubro, as instituições Santa Marcelina Saúde, Santa Marcelina Cultura e Faculdade Santa Marcelina promoveram em conjunto a II Jornada Científica. O evento, que teve início nas dependências da FASM e na unidade hospitalar de Itaim Paulista, reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes com o objetivo de integrar as áreas de saúde, cultura e educação sob a ótica da pesquisa.
A edição deste ano se destacou pela troca de conhecimentos e experiências, com palestras, oficinas, workshops e apresentações de trabalhos científicos selecionados pela Comissão Organizadora, consolidando-se como um espaço essencial para o desenvolvimento acadêmico.
Ao longo dos cinco dias de evento, temas como saúde do adulto e idoso, doenças crônicas não transmissíveis, síndrome coronariana aguda, gestão, qualidade e segurança do paciente, além do uso de inteligência artificial e robôs virtuais para a gestão do cuidado e navegação do paciente na rede, foram os destaques da programação. O encerramento, no dia 19/10, aconteceu no Theatro São Pedro, promovido pelo Santa Marcelina Cultura.
A II Jornada Científica permitiu que colaboradores de toda a rede apresentassem trabalhos científicos em diversas linhas de cuidado. Os melhores trabalhos foram premiados no encerramento, reconhecendo a relevância e a qualidade das pesquisas, além de incentivar o aprimoramento das práticas nas áreas de saúde, cultura e educação.
A jornada contou com mais de 4 mil participantes e a apresentação de 450 trabalhos, sendo 406 deles do Santa Marcelina Saúde. O evento foi um marco na promoção da pesquisa e proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências. Ele também reforçou o compromisso das instituições com a excelência acadêmica e científica, impulsionando o desenvolvimento contínuo nessas áreas fundamentais para a sociedade.
A II Jornada Científica contou com a parceria da AAGAPE Santa Marcelina e teve o patrocínio da Alta Saúde.