Equipe multidisciplinar mobilizada em oferecer todo o apoio necessário ao paciente e
suas famílias são importantes diferenciais no cuidado assistencial
Oferecer assistência de qualidade para o paciente oncológico infantil está além de prestar atendimento especializado, pois atrás de um diagnóstico para a doença está uma família que também precisa de suporte. E o Santa Marcelina Saúde baseado em sua missão de ofertar assistência com excelência, à luz dos valores éticos, humanitários e cristãos, e em parceria com a TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) tem ofertado essa possiblidade para pacientes e direcionado seus esforços para que mais crianças tenham maiores chances de cura.
Em lei instituída pelo Governo Federal em 2008, o dia 23 de novembro marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, e alguns objetivos foram estabelecidos, tais como, estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil;
promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças com câncer; difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer infantil e apoiar as crianças com câncer e seus familiares.
Para que esses objetivos possam ser alcançados, há 25 anos a parceria do Santa Marcelina Saúde, na unidade hospitalar de Itaquera, e a TUCCA, permitem que seus pacientes possam contar com uma equipe altamente capacitada com serviços de Odontologia, Apoio Psicossocial e Reabilitação, Apoio Assistencial, Fisioterapia Oncológica e Transporte Gratuito. Além disso, a pesquisa e inovação desenvolvidas pela TUCCA tem possibilitado que os pacientes tenham acesso a tratamentos personalizados.
“Isso só é possível graças aos esforços de uma equipe multidisciplinar mobilizada em oferecer todo o apoio necessário ao paciente e suas famílias, que acredita que cuidar do todo é muito importante e tudo conta no processo de cura. Curar não é só deixar de ter a doença. É ter todas as chances de viver de forma plena”, disse Dr. Sidnei Epelman, Oncologista Pediátrico e Presidente da TUCCA.
Infraestrutura acolhedora para paciente e sua família
Além de toda a infraestrutura presente no ambulatório oncopediátrico do Santa Marcelina Saúde, a TUCCA que atende pacientes advindos de todo o país e da América Latina, também proporciona a estadia na Casa Ronald Mc Donald para as famílias que estão distantes de seu domicílio de origem e o serviço do Hospice Francesco Leonardo Beira para cuidados paliativos exclusivos. O serviço é o primeiro hospice pediátrico do Brasil inaugurado em 2013 e mantido pela organização, permitindo que o paciente lá internado fique em companhia da família, inclusive irmãos menores, e que receba todo cuidado voltado ao alívio dos seus sintomas.
A internação ocorre quando o paciente não possui condições de permanecer em sua residência devido à progressão da doença, dores e sintomas que surgem nessa fase. Desde a sua inauguração, já foram atendidos 97 pacientes de diversas regiões do Estado de São Paulo, Brasil e América Latina, totalizando 123 internações, com uma média de 16 dias de período de internação.
A infraestrutura do Hospice consiste em três suítes, posto de enfermagem, área de hidroterapia, brinquedoteca, cozinha, sala de jantar, sala de visitas, lavanderia, sala ecumênica e área externa compartilhada, que inclui um lago com peixes e tartarugas.
“Pela resposta posterior dos familiares dos que lá estiveram e pela percepção da equipe ao longo deste tempo, foi feita a diferença. Para o paciente, que vêm em um sofrimento crescente em casa, sendo a dor o principal sintoma, o cuidado recebido, tanto medicamentoso quanto em atenção, permite atravessar esta passagem com dignidade ao lado de seus próximos. E para a família, principalmente para a mãe, a principal cuidadora, o conforto da criança ou do adolescente, e a possibilidade de que todo o seu tempo seja dedicado a ele, traz paz neste momento difícil”, disse a Dra. Ethel Fernandes Gorender, Oncologista Pediátrica e Coordenadora do Hospice.