Campanha visa sensibilizar para a prevenção do câncer de mama

Outubro é um mês importante para a conscientização da saúde da mulher, onde a Campanha do Outubro Rosa ganha força na prevenção ao câncer de mama e para o apoio as pacientes que estão em tratamento.

Com o tema “Sua saúde merece um toque de cuidado”, o Santa Marcelina Saúde comunica as suas colaboradoras, pacientes e comunidade que cuidados com a saúde da mulher devem ser contínuos.

“Durante o mês, o Santa Marcelina Saúde mobilizará suas equipes e pacientes em ações de conscientização e apoio, com palestras e informações sobre autocuidado e prevenção e pacotes especiais para a realização de exames”, disse a Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, Ir. Rosane Ghedin.

Parceria a favor da vida

Para diminuir a incidência e apoiar pacientes em tratamento, o Santa Marcelina Saúde conta com a parceria do Instituto Protea, uma organização não-governamental que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda. A parceria permitiu implantar a linha de cuidados do projeto AMAR – Ambulatório de Mastologia de Alta Resolutividade -, onde pacientes com nódulo mamário realizam a mamografia, ultrassom e biópsia no mesmo dia e obtém os exames pré-operatórios, retornando após 15 dias com a data reservada para a cirurgia. Com isso, o tempo da cirurgia de 60 dias caiu para 30 dias. O apoio do Protea aumentou em 50% o número de mulheres tratadas.

Em cinco anos, o Santa Marcelina Saúde e o Instituto Protea possibilitaram a realização de 30 mil exames e consultas para 4.000 mulheres, além de 63 mil sessões de quimioterapia e radioterapia para 1.400 pacientes que receberam tratamento completo contra o câncer de mama.

O Protea atua na instituição com importantes ações no grupo de apoio com voluntários de fisioterapia, nutrição, terapeutas e educadores físicos para atividades de mobilidade, autoestima e orientações sobre os cuidados com a saúde durante o tratamento.

A parceira com o Instituto Protea também possibilitou a implantação de um projeto de inteligência artificial que lê mamografias de pacientes e estima as chances de cada pessoa ter câncer de mama em até 5 anos, o que ajuda no rastreamento e detecção precoce da doença. Para isso, o Protea e o Santa Marcelina contaram com a doação de um mamógrafo digital da GE, que viabiliza aproximadamente 500 exames por mês.

Informação que salva vidas

É importante que o maior número de pessoas tenham acesso a informações confiáveis, por isso é fundamental que mulheres e homens sejam orientados a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Para essa edição, o Santa Marcelina Saúde junto com Jeans Sawary, Instituto Protea e Nova Mulher Clínica lançam uma cartilha gratuita com orientações sobre o câncer de mama e como fazer o autoexame. Clique aqui e acesse a cartilha.

Além das informações, é importante contar com serviços de referência, como é o caso do Santa Marcelina Saúde que possui uma ampla rede de serviços assistenciais para o acompanhamento, realização de exames e tratamento de ponta. Na atenção primária, o Santa Marcelina conta com Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizada em diferentes regiões da Zona Leste de São Paulo, onde é possível participar de grupos e atividades para orientações sobre o câncer de mama, ainda realizar consultas periódicas com médico e equipe multiprofissional, podendo ser encaminhada para a realização da mamografia e outros exames de apoio ao diagnóstico.

Para o diagnóstico e tratamento nos casos de câncer, a Unidade Hospitalar – Itaquera possui infraestrutura completa, exames de imagem, ambulatório e uma equipe especializada que oferece ampla assistência com atendimento humanizado às mulheres em tratamento. A unidade oferece serviços particulares, convênios e tem atendimento gratuito a pacientes do SUS.