A ação, que acontece no dia 26 de agosto, tem recursos destinados para assistência e acolhimento de pacientes oncopediátricos e suas famílias
O Santa Marcelina Saúde, em parceria com a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, participa pela 13ª vez da campanha do McDia Feliz, que chega em 2023 em sua 35ª edição e beneficiará crianças e adolescentes com câncer assistidos pela Oncologia Pediátrica da Unidade Hospitalar de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.
A campanha deste ano visa arrecadar recursos com a venda do Big Mac, no dia 26 de agosto (sábado), que serão destinados à manutenção dos projetos da TUCCA, que em seus mais de 25 anos de atuação já prestou assistência multidisciplinar e cuidado integral à saúde de forma gratuita para mais de 5.000 crianças e adolescentes carentes com câncer, priorizando a qualidade de vida, alcançando altos índices de cura comparáveis aos centros de referência no tratamento do câncer infantojuvenil do Brasil, Europa e EUA.
Para a Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, Ir. Rosane Ghedin, a parceria da instituição com o ambulatório oncopediátrico possibilita que crianças e adolescentes tenham acesso ao tratamento com alta tecnologia, com uma equipe multiprofissional altamente capacitada, contando ainda com um espaço humanizado.
“Nosso objetivo, além de minimizar o sofrimento, é fornecer o apoio necessário aos pacientes e seus familiares, o objetivo é sempre o de melhor acolhê-los e respeitar dando-lhes atenção e esperanças no curso do tratamento”, disse a Diretora-Presidente.
Neste ano, o McDia Feliz beneficiará 72 projetos de 51 instituições que atuam na oncologia pediátrica, como a TUCCA, em 19 unidades federativas. A lista dos projetos foi divulgada pelo Instituto Ronald McDonald, que há mais de 24 anos atua para promover saúde e bem-estar para crianças e jovens em tratamento oncológico e suas famílias.
Projetos beneficiados
A ação do McDia Feliz possibilita a prestação de serviços importantes pela TUCCA para os pacientes e seus familiares, entre eles, a Casa Ronald Mc Donald São Paulo – Itaquera, que oferta gratuitamente hospedagem e alimentação para pacientes vindos de outras cidades e estados, durante o período de tratamento no serviço de oncologia pediátrica.
A casa de apoio tem 1,5 mil metros quadrados, é 100% acessível e conta com 23 suítes. O espaço conta com área de lazer externa com jardim, brinquedoteca, lan house, biblioteca, sala de estudos, refeitório e uma sala multiuso para a realização de atividades com acompanhantes e voluntários.
Os recursos arrecadados também serão destinados para a manutenção do Laboratório de Patologia e Biologia Molecular, centro de referência e excelência em exames moleculares que permite oferecer tratamentos individualizados mais eficazes e para o “Trenzinho Leva e Traz”, que oferece transporte para os pacientes vindos da região do Alto Tietê e Itaim Paulista, o que resulta no aumento da adesão ao tratamento.
Panorama nacional
De acordo com os estudos publicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 400 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer todo ano, em todo o mundo. E no Brasil, esses casos alcançam mais de 8 mil crianças. A TUCCA investe fortemente na capacitação continuada da equipe multidisciplinar buscando novas estratégias terapêuticas, promovendo o diagnóstico precoce e estabelecendo importantes parcerias para o aumento nos índices de cura do câncer infantojuvenil, sobretudo nos países em desenvolvimento, é uma realidade cada vez mais próxima.
Para adquirir tíquetes e mais informações, entre em contato com:
Marcia Dimitropoulos, pelo e-mail tucca@tucca.org.br ou pelo WhatsApp 11 99594-1940
Sobre o Santa Marcelina Saúde
Com mais de 61 anos de atuação, o Santa Marcelina Saúde é uma instituição privada e filantrópica, composta por sete hospitais (sendo quatro em SP) e mais de 130 serviços de Atenção Primária, distribuídos em cinco regiões da Zona Leste da capital. Referência em saúde nos diferentes níveis de atenção, atua em parceria governamental no desenvolvimento e fortalecimento do SUS, ampliando as alternativas de atendimento à população e, ainda, atende a convênio e particulares.
Sobre o McDia Feliz
O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 360 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
Sobre a TUCCA
A TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, é uma associação sem fins lucrativos 100% dedicada a oferecer assistência multidisciplinar para crianças e adolescentes com câncer por meio do cuidado integral, humanizado e sem custo para o paciente, certos de que o diagnóstico precoce e o acesso a um tratamento individualizado e de qualidade são a maneira mais efetiva de vencer o câncer.
Fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, a TUCCA tem como proposta elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com câncer, que não têm condições de pagar por um tratamento adequado. Desde 2001, mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina, união que já beneficiou mais de 5.000 crianças e adolescentes carentes com câncer. Esta jornada pela cura conta com o apoio de empresas, da sociedade civil e de voluntários.
Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 23 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo programas ligados a capacitação de profissionais e estudantes de saúde ao diagnóstico precoce, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.