Diariamente, o grupo se divide para levar um pouco de conforto e carinho durante o tratamento contra o câncer
Carinhosamente conhecidas como Rosinhas, um grupo de 10 voluntárias do Santa Marcelina Saúde, unidade hospitalar Itaquera, possuem um papel de destaque quando o assunto é acolhimento e cuidados aos pacientes que estão em tratamento contra o câncer no setor de quimioterapia.
Elas, que fazem parte de uma equipe de mais de 40 voluntários espalhados em diversos setores da unidade, contribuem para ajudar pessoas em momentos de dificuldades, melhorando de alguma forma a qualidade de vida.
Motivada por valores de participação e solidariedade, a voluntária Branca Pires, que doa seu tempo há 20 anos aos pacientes de Itaquera, destaca que muitas histórias marcaram a sua vida ao longo de todo esse tempo. ‘’Já presenciei muita gente ser curada, mas também vi tantas outras que não suportaram o peso da doença. Aqui, eu ganho um dos mais altos salários da vida, que é estar com saúde e com as minhas filhas estudadas’’.
Para a coordenadora de serviços voluntários, Evaneide Rosa de Almeida, as atividades do grupo consistem em acolher e levar o conforto durante o tratamento, além de prestarem o serviço de orientação no período de fragilidade do paciente. ‘’É um trabalho muito rico e importante, onde entregamos o que temos de melhor para o outro’’, destaca.
Formado por homens e mulheres de diferentes idades, condição social e formação profissional, o voluntariado do Santa, instituído em 2002, visa contribuir no desenvolvimento pleno de cada paciente, complementando o trabalho profissional no sentido humanitário e social.
Seja voluntário no Santa!
O trabalho voluntário exerce o espírito de uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos.
Telefone: (11) 2524-9299
E-mail: voluntariado@santamarcelina.org
Site: https://santamarcelina.org/voluntariado