Colaboradores participaram de diversas atividades e sorteios de brindes durante toda a semana

 

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) de 2025 do Santa Marcelina Saúde chegou ao fim nesta sexta-feira (19). A edição deste ano, “Santa Zero Acidentes”, promovida pela equipe do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), foi realizada de 15 a 19 de setembro, de forma itinerante.

O evento de abertura foi realizado na última segunda-feira (15), no auditório Luigi Biraghi da Faculdade Santa Marcelina (FASM). A cerimônia contou com a participação de colaboradores e gestores de diversas unidades hospitalares e da Atenção Primária à Saúde. Já o encerramento aconteceu nesta sexta-feira (19), no Theatro São Pedro, na Barra Funda, tendo como destaque palestra “Faça o teu melhor! A força da Persistência”, apresentada pelo professor, escritor e filósofo Mauro Sergio Cortella.

Com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança no trabalho e conscientizar os colaboradores, a programação foi pensada sobre ações de prevenção de acidentes, incluindo show de talentos, palestras motivacionais sobre prevenção de incêndios, gerenciamento do estresse e a força da persistência, além de apresentações musicais e games.

Na abertura do evento, a diretora-presidente, Irmã Rosane Ghedin, destacou a importância do cuidado e dedicação de todos para amenizar os riscos de acidentes. “É um dever interinstitucional buscarmos essa meta de zero acidentes em nossos serviços. Essa redução é uma causa comum para todos nós, o cuidado conosco e com os que estão ao nosso redor se inicia com amor. Todos somos altamente preparados para cuidar, e este deve ser nosso principal objetivo. Cuidar é a nossa missão, é tudo que somos”, afirmou.

Dados Alarmantes: de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2024 foram registrados cerca de 742 mil acidentes de trabalho no Brasil. O Instituto Nacional do, Seguro Social (INSS) concedeu cerca de 11,8 mil benefícios acidentários relacionados a esses acidentes.