No dia 26/08, teve início a SIPAT com a Campanha Santa Zero Acidentes, promovida pela equipe do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho). A Semana Interna de Prevenção de Acidentes deste ano está sendo realizada de forma itinerante e começou com a abertura no auditório Luigi Biraghi, na Faculdade Santa Marcelina (FASM). A cerimônia contou com a participação de colaboradores e gestores de todas as unidades hospitalares e da Atenção Primária à Saúde. A campanha seguirá até a Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, passando pelo CEU Parque do Carmo, com encerramento no dia 30 de agosto na FASM.

Com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança no trabalho e conscientizar os colaboradores, a programação foi focada em ações de prevenção de acidentes, incluindo concursos de paródias, palestras motivacionais sobre primeiros socorros e saúde mental, apresentações musicais e games.

Na abertura do evento, a diretora-presidente, Irmã Rosane Ghedin, destacou a importância da segurança dos colaboradores para a instituição. “Precisamos ter um compromisso individual e coletivo. Muitos acidentes são preveníveis, e zerar os acidentes no ambiente de trabalho é um desafio. Para isso, é necessário não só utilizar os EPIs de forma adequada, mas também seguir os protocolos de segurança”, esclareceu.

Campanha Zero Acidentes: A Campanha Santa Zero Acidentes propõe um desafio para as unidades: reduzir o número de acidentes de trabalho. As unidades que atingirem a meta receberão um selo de reconhecimento, além de um certificado.

Dados Alarmantes: De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2023 foram registrados aproximadamente 636 mil acidentes de trabalho no Brasil. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu cerca de 114 mil benefícios acidentários relacionados a esses acidentes.