O Santa Marcelina Saúde foi reconhecido como a primeira rede pública hospitalar de São Paulo a receber a Acreditação Internacional Qmentum 360°. Realizada pela QGA – Aliança Global de Qualidade, a certificação tem o objetivo de analisar as unidades hospitalares e revisar os processos para garantir a melhoria contínua da qualidade e segurança dos sistemas de saúde.

O Nível Gold da Acreditação 360°, conquistado de forma inédita pelo Santa Marcelina, reconhece a construção de uma base sólida focada na qualidade e segurança do paciente nos processos realizados pela instituição nas unidades hospitalares de Itaquera, do Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Cidade Tiradentes e São Bernardo do Campo.

“Essa é uma conquista muito importante para todos que colaboram diariamente com o compromisso de prestar um atendimento mais humanizado e eficiente aos nossos pacientes. Receber uma certificação internacional de uma das maiores instituições avaliadoras da área da saúde é ter a certeza de que estamos no caminho certo, cada vez mais dispostos a oferecer eficiência e qualidade aos que utilizam os nossos serviços”, afirma Rosane Ghedin, Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde.

Expertise no atendimento hospitalar

O Santa Marcelina Saúde acumula 63 anos de história e tem como principal missão oferecer assistência, ensino e pesquisa em saúde com excelência, à luz de valores éticos, humanitários e cristãos. Criada em 1961 por meio da gestão da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, a rede é hoje uma das principais referências hospitalares de alta complexidade na Zona Leste de São Paulo, atendendo mais de 4,5 milhões de habitantes.

Durante as avaliações da QGA, o desempenho observado nas ações de sustentabilidade, no reconhecimento dos colaboradores sobre oportunidades de aprendizado e crescimento na instituição, o carisma das Irmãs Marcelinas e o engajamento na cultura organizacional foram os principais destaques conquistados pela rede.

Unidades avaliadas

A matriz, localizada em Itaquera, é equipada com 714 leitos, dos quais 141 são dedicados à Unidade de Terapia Intensiva. Atualmente, 87% dos serviços são oferecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS), e 13% são destinados a convênios e atendimentos particulares.

Na unidade de Itaquaquecetuba, o Santa Marcelina é referência em alta complexidade para os 11 municípios do Alto Tietê, atendendo mais de 3 milhões de pessoas. O local possui 270 leitos operacionais, seis salas cirúrgicas e seis salas de parto.

A estrutura da rede no Itaim Paulista inclui mais de 301 leitos, com 10 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e 16 na UTI Neonatal. O local realiza cerca de 3,2 mil atendimentos mensais no pronto atendimento.

O Santa Marcelina da Cidade Tiradentes atende uma população estimada em 520 mil habitantes da microrregião Cidade Tiradentes/Guaianases, além dos moradores de bairros e cidades vizinhas.

A unidade de São Bernardo do Campo soma 5 anos de história, 300 colaboradores e conta com uma estrutura moderna e equipada, sendo referência na região do Grande ABC para pronto atendimento adulto, ortopedia, traumatologia e cirurgia geral.

Sobre o Qmentum Internacional

A Acreditação é um processo voluntário, que utiliza uma metodologia canadense voltada à melhoria contínua com foco na qualidade e segurança que trabalha a sustentabilidade das instituições de saúde e do sistema de saúde como um todo, aplicado em mais de 30 países.

No Brasil, o Qmentum vem fortalecendo as redes de atenção à saúde tanto públicas quanto privadas, fomentando o conceito de ecossistemas, assim como funciona nos outros países da Aliança Global de Padrões de Saúde (HSO).