Na última sexta-feira (28/11), o Santa Marcelina Saúde realizou o evento de humanização, no auditório Luigi Biraghi, da FASM, com o tema central: “A Fonte da Humanização”. A iniciativa teve como objetivo o fortalecimento do histórico da instituição, tendo como destaque o teatro em homenagem ao Monsenhor Luigi Biraghi, fundador do Instituto das Irmãs de Santa Marcelina.
O evento ainda contou com as palestras: “Humanizar-se é preciso”, apresentada por Walmir Cedotti, psicanalista clínico, psicólogo social e coordenador de líderes e equipes do ICESP, da Faculdade de Medicina da USP; “Parturientes em vulnerabilidade”, exibida por Joana Cardoso, coordenadora da maternidade e saúde da mulher da matriz e Vinicius Rancan, sanitarista e administrador articulador de humanização pela Secretaria de Estado da Saúde e mestre em saúde coletiva pela Unicamp; e “Prontuário afetivo”, ministrada por Joana Cardoso e Carlos Opazo, coordenador do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Santa Marcelina Itaquera.
A diretora-presidente, Irmã Rosane Ghedin, em um discurso inspirador, comentou sobre a importância da fonte da humanização na instituição. “Este momento é uma excelente oportunidade para voltarmos ao início, às nossas origens. Precisamos, cada vez mais, sermos solidários para depois executarmos ações humanas nas outras pessoas”, finalizou a Irmã Rosane Ghedin.