Por trás das máscaras, aventais, luvas e todos os equipamentos de proteção individual existe mais que um colaborador da saúde, são pessoas que enfrentam o medo pela cura do outro. Para o paciente, são rostos desconhecidos, aos quais eles não teriam acesso. Por isso, a ONG ImageMagica quis mudar esse cenário e dar as “caras” a esses profissionais, produzindo os crachás humanizados com fotos sem a paramentação do ambiente hospitalar e frases escolhidas por eles.

Para Simone Araújo, coordenadora do projeto, a ação surgiu com a necessidade de resgatar o atendimento humanizado e a identidade dos profissionais de saúde, que desde o início da pandemia foram prejudicadas devido ao uso de máscaras e EPI’s.“

O crachá possibilita ao paciente reconhecer quem está lhe atendendo, medicando, etc. Todos os profissionais envolvidos no processo do cuidar passam a ter um rosto, sorriso e nome que, com a paramentação, não era possível acontecer. Recebemos alguns depoimentos de profissionais de saúde que se sentiram valorizados profissionalmente, pois com a paramentação já não se reconheciam dentro da sua função. Outros disseram poder reconhecer os antigos e novos colegas de trabalho. Muitos nos falam que após a pandemia, deixarão o crachá como uma recordação deste momento tão difícil, porém cheio de aprendizados, vitórias e histórias, afirma Simone”.

Até o momento, a ação contemplou 238 colaboradores que atuam na assistência do paciente com Covid-19 na unidade de Itaquera.