Destaque em tratamentos de reabilitação física e auditiva, Santa Marcelina Saúde em Porto Velho celebra 47 anos de atividades
No último dia 21 de setembro, o Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho celebrou missa em ação de graças pelo jubileu de platina, em virtude dos 70 anos de vida consagrada da Irmã Cláudia Greco, e os 47 anos de existência da unidade, administrado pelas Irmãs Marcelinas.
Em 1975, as Irmãs Marcelinas assumiram a administração de uma colônia de hansenianos, situada em plena floresta amazônica e a transformou no Hospital Santa Marcelina de Rondônia, e atualmente configura-se como a principal referência em atendimento de média complexidade para a população da região Norte, com capacidade de 156 leitos.
A unidade destaca-se pela assistência realizada na reabilitação física e auditiva, pois possui como diferencial uma oficina ortopédica, responsável pelo atendimento aos pacientes de Rondônia, Sul do Amazonas e parte do Acre, que necessitam de órteses, próteses, cadeiras de rodas, muletas, andadores, calçados especiais e coletes, dentre outros materiais de uso ortopédico.
Além do atendimento aos portadores de hanseníase, reabilitação física e auditiva a instituição destaca-se também em outros serviços, como o tratamento da diabetes, cirurgias oftalmológicas e cirurgias geral. Além de ser conveniada com a Secretaria Estadual de Saúde – SESAU, disponibiliza 130 leitos de retaguarda ao Hospital João Paulo II de Urgência e Emergência e 5 leitos habilitados pelo SUS.
Com momentos de confraternização e agradecimentos, a equipe e convidados puderam acompanhar a apresentação do “Coral do Santa”, composto por colaboradores da unidade, acompanhados por um violinista e saxofonista.