O objetivo da ação é testar os conhecimentos das equipes sobre o assunto
Para celebrar o Dia Mundial da Sepse, instituído em 13 de setembro com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e reforçar aos profissionais da saúde a importância de agir rápido nesses casos, a Comissão de Epidemiologia Hospitalar (CEH) do Santa Marcelina Saúde Itaquera promove o ‘’Drive-Thru’’ contra a Sepse.
Durante os dias 14 e 15 de setembro, colaboradores da instituição participam de uma programação com palestras e jogos interativos para testar os conhecimentos sobre o assunto.
Para a médica infectologista, Dra. Vanessa Lentini, o Drive-Thru da Sepse destaca o reconhecimento da doença, a prevenção e reabilitação dos pacientes atendidos no Santa Marcelina Saúde.
O que é a Sepse?
Antigamente era conhecida como infecção generalizada ou ainda como septicemia, a sepse trata-se de uma resposta inadequada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa resposta inadequada pode levar ao mau funcionamento de um ou mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente. Essa infecção pode ser bacteriana, fúngica, viral, parasitária ou por protozoários.
Como prevenir
O risco de sepse pode ser diminuído, principalmente em crianças, respeitando-se o calendário de vacinação. Uma higiene adequada das mãos e cuidados com o equipamento médico podem ajudar a prevenir infecções hospitalares que levam à sepse.
Atenção: sepse não acontece só por causa de infecções hospitalares. Bons hábitos de saúde podem ajudar. Outra dica importante é evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos.