Instituição ressalta que residentes, além de contribuírem para a assistência, têm um papel importante em levar educação em saúde e transformação social para a população
Nesta terça-feira, 06, cerca de 200 Médicos Residentes, Residentes Multiprofissionais e Estagiários participaram, juntamente com familiares e amigos, coordenadores, professores e preceptores, da Cerimônia de Despedida do Santa Marcelina Saúde.
Na ocasião, também participaram da cerimônia a Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, Ir. Rosane Ghedin, o Diretor Técnico da unidade hospitalar de Itaquera, Dr. Leonardo Mauri, o Diretor Clínico, Dr. Bruno Nunes, e a Dra. Maria Teresa de Almeida Fernandes, Coordenadora da Comissão de Residência do Santa Marcelina Saúde.
Ao mesmo tempo que representa o fim da jornada profissional na instituição, a despedida também se configura como o início de um novo capítulo para alguns. Estes seguirão para outros serviços de saúde e regiões do país, levando consigo a bagagem de conhecimento e práticas adquiridas nos hospitais e unidades básicas de saúde onde atuaram.
Dr. Laercio Robles, Coordenador da Comissão de Residência Médica do Santa Marcelina Saúde, pontuou que os alunos fazem parte e carregam o Carisma Marcelino em sua nova jornada. A benção do padre Alexandre Pires também destacou que essa etapa reforça um dos importantes pilares institucionais, a assistência e o ensino com excelência e valores cristãos. Dra. Maria Teresa de Almeida Fernandes e Dr. Bruno Nunes agradeceram aos formandos, ressaltando que além do conhecimento técnico, essa etapa irá deixar muitas histórias registradas na instituição, envolvidas em bons sentimentos.
Para o Diretor Técnico da unidade hospitalar de Itaquera, Dr. Leonardo Mauri, todos fazem a diferença na vida das pessoas que procuram atendimento nos serviços do Santa Marcelina Saúde com esperança pela sua cura. ”A maior parte dos residentes, quando inicia esse período, nos escolhe por causa do nosso grande movimento, e é por isso que todos hoje aqui estão bem formados”.
A Diretora-Presidente do Santa Marcelina Saúde, Ir. Rosane Ghedin, parabenizou os formandos por essa conquista. Ressaltou que agora são novas pessoas, transformadas pelo ensino, por vivências e experiências. “Tudo isso faz parte para que todos sejam profissionais médicos e especialistas, que vão para a vida e irão realizar outros sonhos”.
“Que todo esse aprendizado seja uma bagagem positiva, que os auxiliem nos próximos passos, e que ao longo desses últimos 20 anos de atuação na Atenção Primária, foi possível, além de proporcionar assistência, também levar educação em saúde e transformação social para a população. Essa casa será sempre de vocês, como visitantes ou profissionais, e sintam-se acolhidos nessa família e sempre serão bem-vindos”, concluiu a Diretora-Presidente.
O representante dos residentes médicos, Willane Karen Pinheiro, e o representante dos Multiprofissionais, Filipe Cruz Rodrigues, agradeceram pela jornada com os colegas residentes e pacientes, e por todo comprometimento e companheirismo dos familiares e amigos de trabalho, que compartilharam os desafios e que o real conhecimento está além dos protocolos, mas, sim, atrás de muita prática.