No dia 22 de maio, a Comissão de Epidemiologia Hospitalar do Santa Marcelina Saúde participou da “I Interação em Higiene de Mãos da APECIH-2024” por meio de uma webconferência. Durante a conferência, foi debatida com a APECIH (Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde) a campanha “Higienização das Mãos – o conhecimento e a ação sobre higiene das mãos salvam milhões de vidas todos os anos”, que ficou em segundo lugar.
Na webconferência, a Dra. Vanessa Lentini da Costa Zarpellom, médica supervisora da Comissão de Epidemiologia Hospitalar, e as enfermeiras Fabiana Cabral Castro, do Apoio Estratégico CHE da Comissão de Epidemiologia Hospitalar, e Elaine Aparecida Andrade Astolpho, discutiram ações educacionais inovadoras e impactantes sobre higiene das mãos, prevenção e controle de infecções. Elas também ressaltaram a importância da adesão geral à higiene das mãos em comparação ao ano de 2023.
Segundo Lentini, compartilhar conhecimentos sobre a higiene das mãos é muito importante, porque promove a prevenção de infecções, impede a transmissão de patógenos sendo estratégia fundamental no cuidado seguro aos pacientes. “Um dos grandes desafios que enfrentamos dentro de um hospital é a higiene das mãos, e todos os anos realizamos uma campanha de conscientização interna. Para este ano, mudamos a estratégia e utilizamos, de forma lúdica, brincadeiras com o objetivo de conscientizar melhor nossos colaboradores. E, para a nossa surpresa, recebemos o convite para participarmos da premiação da APECIH.’’
Vale destacar que, dentre os 18 participantes inscritos, o Santa Marcelina Saúde conquistou o segundo lugar. Isto é uma prova de que estamos no caminho certo.