O Banco de Sangue do Santa Marcelina Saúde, em continuidade à parceria com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), realizou, na manhã desta sexta-feira (11), o envio de 480 bolsas de plasma excedente, totalizando aproximadamente 123 litros do material. Ao todo, o armazenamento do hospital já enviou duas remessas do produto à Hemobrás em 2025, atingindo a marca de 1.248 bolsas, cerca de 183 litros.

Após a coleta, o plasma é encaminhado para a produção de medicamentos vitais para o tratamento de diversas doenças, incluindo imunodeficiências, hemofilias e outras condições de saúde que dependem de derivados do sangue.

Responsável por acompanhar a equipe da Hemobrás durante a coleta, a Dra. Solivanda Alves, Supervisora Médica do Serviço de Hemoterapia do Santa Marcelina Saúde, ressaltou a importância da parceria para garantir a utilização correta do material como matéria-prima para novos produtos. “Oferecer ajuda ao próximo é a principal missão da nossa instituição. Com o envio do material excedente que foi coletado dos doadores de sangue, conseguimos garantir que o plasma seja destinado de forma correta e segura, impactando positivamente a vida das pessoas”.

Ajude a salvar vidas

O Santa Marcelina Saúde realiza, mensalmente, de 2 a 3 mil transfusões de sangue e outros hemocomponentes (hemácias, plasma, plaquetas, crioprecipitado etc.) em pacientes internados e ambulatoriais. Além disso, o Banco de Sangue fornece bolsas de sangue para as Unidade Cidade Tiradentes, Itaquaquecetuba, Itaim Paulista e São Bernardo do Campo.

Para doar sangue é necessário estar com boas condições de saúde, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e trazer um documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

“Em épocas de baixas temperaturas e períodos de férias, é comum que o ritmo de doadores diminua. Reforçamos o pedido para que as pessoas realizem a doação, principalmente nessas datas de baixa procura”, finaliza a Dra. Solivanda.

Serviço:

Banco de Sangue do Santa Marcelina Saúde

Endereço: Rua Harry Dannenberg, 473 – Itaquera

Horário: Segunda a Sexta-feira, das 7h às 16h (limitado a 140 senhas por dia)

Sábado, das 7h às 12h (limitado a 120 senhas por dia) – Não é necessário agendar.

Veja abaixo imagens do envio: