Reconhecimento é destinado às instituições que se destacam pelo padrão de qualidade no preenchimento da Declaração de Nascido Vivo
Nesta quinta-feira (07/11), aconteceu a 15ª Cerimônia de Premiação Selo SINASC 2023, uma homenagem aos estabelecimentos que realizam partos na cidade de São Paulo e que estão comprometidos com a pontualidade e qualidade da informação. Esta certificação é concedida às instituições que valorizam o compromisso na produção de dados precisos e confiáveis.
Na cerimônia realizada no Auditório UNINOVE, na Liberdade, 56 instituições públicas e privadas de São Paulo foram premiadas com o Selo. As unidades do Santa Marcelina Saúde – Matriz, em Itaquera, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista – receberam o Selo Ouro, que atesta a excelência no preenchimento e qualidade dos dados sobre nascidos vivos. A instituição tem sido reconhecida com essa certificação desde a primeira edição, em 2009, reforçando seu compromisso com a transparência e qualidade nos registros materno-infantis.
As unidades do Santa Marcelina foram representadas na cerimônia pela Ir. Maria Zanovello; Joana Cardoso, Coordenadora de Enfermagem da Saúde da Mulher e Neonatologia da Matriz; Karina Melo Costa dos Santos, da unidade hospitalar de Cidade Tiradentes; e Marcela de Souza Vieira, da unidade hospitalar de Itaim Paulista.
O Secretário da Saúde do Município de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, destacou que o registro de dados é essencial para orientar políticas públicas voltadas à redução da mortalidade infantil, além de indicar o número de partos cesáreos e prematuros realizados no país. Esses dados são decisivos para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde destinados a gestantes e bebês na cidade de São Paulo.
“Estamos pela 15ª vez entre as maternidades de São Paulo contempladas com o Selo Ouro SINASC, e esse reconhecimento é gratificante. Além do nosso comprometimento e responsabilidade com os dados coletados, a iniciativa valoriza a qualidade do trabalho realizado por hospitais e maternidades no aprimoramento e na coleta de informações sobre nascidos vivos”, explica Joana Cardoso.
A Maternidade Santa Marcelina, com 63 anos de tradição, é uma das referências em atendimento a gestações de alto risco na zona leste de São Paulo, atendendo condições maternas e fetais. Com uma estrutura completa, oferece assistência segura e humanizada para as pacientes, com suporte de UTI neonatal, UTI adulto, Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico. Conta com uma equipe multidisciplinar, dedicada a um cuidado humanizado e acolhedor.