Caso seja detectada precocemente, as chances de cura podem chegar a 100% dos casos
A atenção com a saúde dos olhos de uma criança também deve acompanhar os cuidados necessários na primeira infância, como por exemplo, a evolução de seu peso e crescimento, vacinação e desenvolvimento cognitivo. E para garantir uma evolução saudável, a informação e o olhar atento dos pais podem salvar a visão de uma criança, e por isso o Serviço de Oncopediátrica do Santa Marcelina Saúde, em Itaquera, em parceria com a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer se unem em uma importante campanha para comemorar no dia 18 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma.
O objetivo da campanha é a conscientização e educação da população brasileira e dos profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância, e consequentemente salvar a visão e a vida de centenas de crianças, isso porque o retinoblastoma pode causar cegueira e até levar a criança à morte.
Atualmente o diagnóstico tardio da doença acontece em estágios já avançados e chega a 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor. Entretanto, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos.
“A assistência oferecida pelo Santa Marcelina Saúde, em nossa importante parceria com a TUCCA há mais de 23 anos, trabalha em prol do combate ao câncer infantil, é referência para todo o país, e estamos empenhados nessa campanha para que o conhecimento seja ampliado e que mais crianças e suas famílias possam ser beneficiadas”, ressalta Ir. Rosane Ghedin, Diretora- Presidente do Santa Marcelina Saúde.
O tratamento oferecido no Centro de atenção integral à criança com retinoblastoma, localizado no ambulatório de oncopediatria do Santa Marcelina Saúde proporciona o atendimento integral das crianças com o diagnóstico do retinoblastoma, além de seu tratamento e reabilitação sem qualquer custo ao paciente e sua família.
“A diferença está nos detalhes. Se os pacientes precisam de algo a mais, como medicamentos e exames especiais, por exemplo, eles terão. Não falo só da parte médica, visto que a assistência multidisciplinar oferecida pelo Serviço de Oncologia Pediátrica do Santa Marcelina Saúde, em parceria com a TUCCA, não é algo convencional. Temos um olhar integral sobre o paciente”, conclui o Dr. Sidnei Epelman oncologista pediatra e presidente da TUCCA.
Acesse nossas redes sociais e compartilhe essa importante campanha.