No último sábado (22/3), o Santa Marcelina Saúde promoveu a 13ª edição da Hora do Planeta 2025 – um movimento global que visa conscientizar indivíduos, empresas e o poder público sobre os desafios socioambientais da atualidade como as mudanças climáticas, o futuro do planeta e a perda da biodiversidade. Com o tema “Emergências climáticas, uma só saúde em nossa casa comum”, o evento foi um convite à reflexão sobre como as mudanças climáticas impactam diretamente nossa saúde e bem-estar, e quais medidas podemos tomar para reverter esse quadro.
A iniciativa, que contou com a participação de autoridades, colaboradores, familiares e usuários dos serviços da rede, teve uma novidade nesta edição: o Lançamento do 1º Relatório de Sustentabilidade, referente ao balanço das principais ações sustentáveis realizadas em 2024. O conteúdo reúne dados que visam contribuir com práticas socioambientais significativas, além de diminuir o impacto das mudanças climáticas no país. A preocupação com as questões ambientais sempre esteve presente no cotidiano do Santa Marcelina desde o início de suas atividades, mesmo antes do mundo perceber que os aspectos de sustentabilidade são cruciais para o planeta.
O relatório traz um resumo das ações em prol da saúde do planeta como o plantio de 421 árvores em 2024, utilização de placas fotovoltaicas (energia elétrica obtida a partir da luz solar) em algumas unidades hospitalares, transição de 83% da frota automotiva do hospital para veículos elétricos (atingindo 100% em 2025), recolhimento de 1.250 quilos de eletroeletrônicos, 348 toneladas de resíduos recicláveis destinados para cooperativas de reciclagem, entre outros.
Durante a cerimônia, a Diretora-Presidente, Irmã Rosane Ghedin, fez o lançamento oficial do Relatório Sustentável e destacou as projeções para o futuro. “O ano de 2025 nos convida a uma reflexão profunda sobre as mudanças climáticas, um tema que pede nossa atenção urgente. Pudemos perceber os efeitos dessas mudanças diariamente em nosso cotidiano, com recordes de calor, chuvas torrenciais e o aumento preocupante dos casos de dengue, exigindo de nós um esforço conjunto e incansável. No Santa, a responsabilidade ambiental não é apenas um ideal, mas uma prática constante. Reconhecemos a profunda conexão entre a saúde de nossa população e a preservação do planeta”, explica.
Hora do Planeta 2025: reuniu atividades educativas, apresentação musical, apagar das luzes entre 20h30 e 21h30 e um concurso cultural com 40 trabalhos inscritos – da Atenção Primária à Saúde e Unidades Hospitalares -, e contou com as presenças da Coordenadora do Movimento Nacional pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Sra. Nina Orlow, Diretores das Unidades Hospitalares do Santa Marcelina Saúde, além da comunidade e colaboradores, com o objetivo sensibilizar o maior número de pessoas para as causas ambientais e promover reflexões sobre as mudanças climáticas no planeta.
Com o intuito de engajar as equipes dos serviços do Santa Marcelina Saúde em relação às Orientações Socioambientais (OSAs) e aos respectivos (ODSs), três unidades da Atenção Primária à Saúde e uma Unidade Hospitalar foram premiadas pela criatividade e abordagem aos temas em suas manifestações artísticas. Sendo elas:
Unidade Hospitalar:
1° lugar: Hospital Dia São Miguel
Unidades da APS:
1° lugar – UBS Gráficos
2° lugar – UBS Cidade Nova São Miguel
3° lugar – UBS Dr. Atualpa Girão Rabelo
Menção Honrosa:
4° lugar: UBS CER EMAD Jardim Soares
5° lugar: UBS Thérsio Ventura
Após o apagar das luzes, o evento contou com uma apresentação musical surpresa: a banda Evento Adverso – formada por colaboradores e Diretores do Hospital -, que embalaram a noite com clássicos internacionais e nacionais do rock.
A 13ª edição da Hora do Planeta 2025 contou com o patrocínio das empresas VOCARE, Verzani & Sandrini e Tascom, além dos apoiadores, Guima Conseco, Starex, Associação de Assistência Social Eny Vieira Machado e a Associação Recreativa e Cultural São Sátiro, a ARCUSS.
Para acessar o relatório de Sustentabilidade do Santa Marcelina na íntegra clique aqui