No dia 20/09, o Santa Marcelina Saúde promoveu a 9ª edição do Desafio Intermodal da Zona Leste. O evento começou às 16h no Santa Marcelina Cultura, localizado na região central de São Paulo, com a largada às 17h, e cada participante seguiu o trajeto de acordo com o modal escolhido, com destino à matriz em Itaquera. O objetivo da ação foi sensibilizar sobre as diferentes formas de mobilidade urbana, destacando os desafios e dificuldades que surgem nesse contexto.

O desafio propõe explorar as possibilidades, dificuldades e vantagens dos diferentes meios de transporte disponíveis na capital, como: corrida, bicicleta, carro, moto, ônibus, trem e ônibus, metrô e caminhada, além do uso de bicicleta dobrável com metrô. Realizado anualmente como parte das atividades do Dia Mundial sem Carro, o intuito é mostrar que existem alternativas viáveis ao automóvel para se locomover em uma cidade grande como São Paulo, além de fomentar a discussão sobre a eficiência sustentável de cada meio de transporte.

De acordo com Jefferson Rodrigues, Assessor Técnico de Saúde e Meio Ambiente, o transporte é uma parte fundamental nas operações em saúde: “Quilômetros são percorridos e muitas horas são gastas para transportar trabalhadores, equipamentos e insumos, que atendem os pacientes em nossos serviços. Ao final do desafio, os tempos serão computados e classificados segundo critérios quantitativos e qualitativos, para eleger as melhores formas de realizar o trajeto no horário proposto. Além do tempo total, serão avaliados o custo da viagem, conforto, emissão de CO2 e benefícios à saúde do voluntário”, explica.

O Desafio Intermodal vai além de apresentar alternativas de deslocamento. A ação busca influenciar comportamentos e a relação com o meio ambiente urbano em que estamos inseridos, incentivando pequenas mudanças que podem impactar positivamente na qualidade de vida. O Santa Marcelina Saúde, ao cuidar integralmente do ser humano, convida a sociedade a participar de um debate diário sobre alternativas de transporte mais sustentáveis e viáveis.