Dia Nacional do Combate ao Colesterol

 

08 de Agosto – Dia Nacional do Combate ao Colesterol

O Colesterol é essencial para o organismo realizar funções vitais, além de ser matéria-prima na produção de hormônios, do ácido biliar que regula a digestão e da vitamina D, além de fazer parte da construção de membranas celulares. Mas, em excesso, pode ser prejudicial e quase metade da população brasileira passa por esse problema, ou seja, quatro a cada dez adultos estão com o nível do colesterol alto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as Doenças Cardiovasculares representaram mais de 30% dos óbitos em países em desenvolvimento, como o Brasil, que contabiliza mais de três quartos das causas de morte. O aumento no índice de colesterol é mais comum nas mulheres (25,9%) do que nos homens (18,8%).

Entre as causas podemos mencionar alimentação desbalanceada, excesso de peso, uso de alguns medicamentos, causas genéticas, sedentarismo, excesso de bebidas alcoólicas, diabetes descompensada, hipotireoidismo, hipertireoidismo e insuficiência renal.

 

Prevenção do colesterol alto

A melhor forma de evitar o aumento do colesterol ruim é incorporar exercícios físicos à alimentação saudável, evitando o consumo excessivo de gorduras saturadas, frituras, carne vermelha em excesso, gema de ovo, manteiga, laticínios, embutidos, queijos amarelos e alimentos industrializados. A redução do consumo de álcool e a diminuição do tabagismo são indispensáveis para a sustentação da saúde e dos níveis de colesterol.

Cuide da saúde do seu coração. Consulte seu cardiologista e faça um checkup anual.