Dia Nacional de Combate ao Câncer

Dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada para alertar a população sobre os riscos da doença e conscientizar para a prevenção do surgimento do câncer. Ao todo existem mais de 200 tipos de cânceres; segundo a GLOBOCAN, estimativa anual criada pela International Agency for Research on Cancer, os mais comuns (e mortais) são o câncer de pulmão, mama, próstata e colorretal; conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), somam-se aos citados o câncer de fígado, o de estômago e o de pele.

As causas da doença são diversas e podem ocorrer por fatores genéticos, passando por distúrbios no organismo, até fatores externos, tanto os relacionados ao modo de vida da pessoa quanto o ambiente onde a pessoa habita ou trabalha.

INCA Instituto Nacional Do Cancer, identificou os principais fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento da neoplasia, como tabagismo, obesidade, sedentarismo, idade avançada, exposição ao sol e a agentes tóxicos por período prolongado de tempo. Seja consciente, nossa luta é pela vida!