10ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta

Campanha das Doenças da Aorta possibilitará um dia de orientação com especialistas da área vascular.  Público acima dos 55 anos e hipertensos terão a oportunidade de fazer consultas e exames gratuitos 

O Hospital Santa Marcelina de Itaquera irá promover a 10ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta, em parceria com o Ambulatório Médico de Especialidades (AME Itaquera), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A ação acontecerá no dia 14 de dezembro das 9h às 15h.

O evento é aberto ao público, gratuito e busca proporcionar aos interessados a oportunidade de ter contato com profissionais da área vascular para tirar dúvidas sobre as doenças da aorta. Mulheres e homens acima de 55 anos e hipertensos irão passar por uma triagem, avaliação médica e caso haja a necessidade realizarão exames de ultrassom da aorta e carótida (doppler). Haverá encaminhamentos para tratamentos, caso sejam constatados fatores de gravidade.

Segundo o médico vascular do Hospital Santa Marcelina de Itaquera e coordenador da campanha, Marcelo Calil Burihan, a iniciativa busca promover a prevenção de doenças pouco conhecidas pela população em geral. “Muitas vezes quando o paciente busca auxílio essas doenças já estão avançadas. A prevenção é muito importante e é essencial promover essa ação para orientar melhor a população”, afirma.

Doenças da Aorta

A campanha está focada, principalmente, nas doenças da aorta, maior artéria do corpo humano. Ela começa no coração, passa pelo tórax e desce para o abdômen, se dividindo na altura do umbigo. Da aorta surgem diversas artérias que levam a irrigação sanguínea para a cabeça, pescoço, braços, vísceras abdominais (fígado, intestino etc), antes de se bifurcar para as pernas (artérias ilíacas).

“São duas as principais doenças nessa artéria: os aneurismas (dilatação) e as obstruções. Os aneurismas causam preocupações ainda maiores pela possibilidade de rompimento, tendo um elevado índice de mortes quando esse fato ocorre”, reforça o especialista.

Serviço:

10ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta

Data: 14/12/2019 – Sábado

Horário: Das 9h às 15h

Endereço das consultas: Rua Santa Marcelina, nº 400, Itaquera – AME

Gratuito

Informações: 11-2070-6446

Atividades:

  • Ambulatório Médico de Especialidades – AME

Triagem, consultas médicas, exames de ultrassom (aorta e carótida)