Áreas de atuação do Voluntariado

O Voluntariado Santa Marcelina tem fundamental importância nas atividades da Instituição, contribuindo para o desenvolvimento pleno de cada paciente, complementando o trabalho do profissional no sentido humanitário e social. Abaixo relacionamos os principais programas:

Programa de Atenção ao Paciente e Familiar

“Voluntariado é amor ao próximo”

Entrosados com os profissionais do Hospital, os voluntários tornam mais agradável e com mais qualidade a estadia dos pacientes internados e de seus familiares. Faz parte de nossa essência o AMOR, a CARIDADE e VALORES POSITIVOS como a SOLIDARIEDADE e a ALEGRIA. Exercitá-los é o que faz a diferença.

UTI

Apoio humanitário a acompanhantes e familiares com orientações em relação a horário de visita, pertences pessoais de higiene, lavagem das mãos, toqueterapia, rotina de atendimento médico e de enfermagem.

Escrever Cartas

Valorizando a importância do apoio humanitário ao paciente, a voluntária com seu talento de poeta escreve em cartas seus sentimentos e desejos para seus familiares.

Cuidados Paliativos

Os voluntários apóiam os pacientes e familiares para que vivenciem esse período com mais esperança, com mais leveza e mais fé.

Visitas

Visando tornar a estadia dos pacientes no hospital mais agradável, os voluntários realizam visitas nos quartos.

Hemodiálise

Os voluntários dão apoio emocional e solidário aos pacientes e acompanhantes, buscando criar um vínculo que se estenda durante o tratamento.

Programa de Acolhimento

“Voluntariado é respeito às diferenças”

Acolher significa receber, recepcionar e, também aceitar o outro com suas diferenças. Com sua inconfundível cordialidade os voluntários contribuem com a humanização do atendimento e oferecem suporte à equipe profissional.

Quimioterapia e Radioterapia

Enquanto aguardam atendimento, os pacientes contam com o apoio dos voluntários. Na sala de espera oferecem lanche, fazem bingos e dão orientações e informações gerais.

Oncopediatria

As voluntárias deste setor interagem com as crianças e familiares oferecendo apoio solidário e humanitário.

Ambulatório

Os voluntários oferecem apoio à equipe profissional e tem como missão orientar e dar atenção aos pacientes e acompanhantes que aguardam por atendimento.

Pronto-Socorro

De forma amistosa e informativa os voluntários contribuem para o bem-estar dos pacientes. O enfoque está no acolhimento e nas orientações.

Coleta de exames

Neste setor os voluntários contribuem com os profissionais atuando na organização de filas, na informação e na orientação

Mastologia

As atividades realizadas pelas voluntárias são diversificadas, além do acolhimento e entretenimento elas orientam as pacientes a fazer o auto-exame da mama.

Programa de Promoção Humana

“Voluntariado é uma ferramenta de Inclusão Social”

Em razão das várias necessidades sociais apresentadas, o voluntariado criou esse programa, englobando atividades educacionais e sociais, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes internados, dos familiares e da comunidade local.

Oficina de capacitação

Espaço de capacitação e disseminação de informações que contribuem para alternativa de geração de renda.

Alfabetização

Tem por finalidade contribuir de maneira efetiva para a melhoria da condição e qualidade de vida dos pacientes, através da educação.

Cabeleireiros

Os voluntários promovem por meio do corte de cabelo, da barba e das unhas, o bem estar dos pacientes e melhoram sua auto-estima.

Programa Saúde da Mulher – Toque de Amor à Vida

“Voluntariado é solidariedade”

Fisioterapia em grupo

Formado por voluntárias recuperadas do câncer de mama elas conseguem, com força e coragem, estabelecer harmonia e equilíbrio em suas vidas e transmiti-las a outras mulheres.

Oficina de emoções

Suporte emocional para que a pessoa chegue a uma melhor compreensão de si mesmo e a convivência saudável consigo e com o mundo.

Equipe multiprofissional

Médicos Mastologista, Assistente Social, Psicóloga fisioterapeuta, oferecem apoio às pacientes em todos os estágios de sua recuperação.

Oficina de atividades artesanais

Despertar a criatividade, por meio da expressão artística.

Entrega de órtese e orientação

Auxilia na recuperação e melhora a auto-estima.

Promoção de eventos sócio-culturais

Visa proporcionar às pacientes momentos de lazer e descontração.

Programa Saúde da Mulher – Doulas

“ Voluntariado é doação”

Tem por finalidade contribuir com a equipe profissional dando apoio físico, emocional e social às parturientes durante todo o trabalho de parto e no pós-parto.

Durante o trabalho de parto

A voluntária fica ao lado da mãe, criando uma esfera de proteção e confiança, que facilita a progressão do trabalho de parto.

Puerpério

As voluntárias realizam visitas, oferecendo apoio e estimulando as mães sobre a amamentação.