Diante dos desafios impostos a todos nós nos últimos meses, em que enfrentamos tempos difíceis e incertezas, o mês de dezembro é um convite a renovarmos a esperança que vem do Senhor. Ele que se fez pequeno, humilde e misericordioso para habitar entre nós, nos apontando a família como modelo de amor e comunhão.

Com espírito de alegria, o Santa Marcelina Saúde convida a você, sua família e equipes de trabalho a vivenciarem o mês de preparação ao Natal.

Para isso nossas unidades hospitalares e de atenção primária, organizaram uma programação especial com celebrações da Santa Missa, novena em preparação ao Natal, cantatas dos colaboradores para pacientes e campanhas solidárias.

Desejamos que ao longo deste mês, essas ações sejam vivenciadas com o verdadeiro espírito de Natal – preparar o nosso coração para chegada do Menino Jesus e renovar a esperança de uma vida mais fraterna e repleta de amor, solidariedade, alegria e paz.

Que Deus abençoe a você e sua família!

ADVENTO

Primeira semana – LC 21,25-28.34-36

O início do tempo do Advento convida-nos a estar em constante vigilância na espera pelo Senhor. Dois pontos da Liturgia são destaques: “Vigiai e estai preparados, porque não sabeis a que hora virá o Filho do homem” (Mt 24, 42–44) e “Por que dormis? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação” (Lc 22,46).
Uma das três velas roxas é acesa, como sinal desta vigilância e do desejo da conversão.

Segunda semana – LC 3,1-6

Ainda dentro do contexto da espera pela segunda vinda do Senhor, a Parusia, nesta semana o convite à conversão fica ainda mais claro, quando se lê nas celebrações: “Fazei penitência, porque está próximo o reino dos céus. Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3, 2-3). Tal ação demonstra o quanto devemos nos esforçar para nos reconciliarmos com Deus.
A segunda vela roxa é acesa.

Terceira semana – LC 3, 10-18

Esta semana introduz a Igreja na primeira vinda de Jesus. Seu nascimento em Belém. Por isso, a Liturgia nos recorda o SIM de Maria. É nesta semana que celebramos também a Festa da Imaculada Conceição, Aquela que se colocou inteira à disposição dos planos de Deus. Sua entrega inaugurou um novo tempo para a humanidade.

A Liturgia destaca medita o papel de Maria, jovem virgem prometida a casamento, e a devoção a ela por meio do Rosário: “Faça-se em mim segundo a vossa palavra”.
É nesta semana que a vela rosa da Coroa do Advento é acesa como sinal de esperança.

Quarta semana – LC 1,39-45a

Já próximo do Natal do Senhor e com uma caminhada extensa, profunda e importante por este momento tão aguardado, chegamos à última semana deste tempo de preparação, de espera. Nela ouvimos o anúncio do nascimento a José: “Eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, porque aquele que foi nela concebido é obra do Espírito Santo” (Mt 1,20).