Projeto de aquisição de tomógrafo simulador para radioterapia do Santa Marcelina é aprovado no PRONON

Em 29/08/2025, o projeto “Tomógrafo Simulador para Radioterapia de Excelência destinada a pacientes oncológicos do SUS” foi aprovado no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde. A ação foi realizada por meio da captação de recursos do hospital, com base na Lei de captação e canalização de recursos para a prevenção e tratamento do câncer no SUS no âmbito do Programa Agora Tem Especialistas. A aquisição do equipamento será fundamental para auxiliar o diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos da instituição.

Com duração de 18 meses, o projeto irá abranger uma grande parcela da população da cidade de São Paulo, de onde é proveniente a demanda de pacientes já atendidos pelo hospital. A incorporação do tomógrafo tipo simulador é um marco significativo tanto para a assistência médica quanto para as áreas de ensino e pesquisa do Santa Marcelina.

A iniciativa deve ampliar e qualificar o serviço de radioterapia do hospital, que, como meio de prestação de serviços médico-assistenciais, apoia a atenção oncológica e contribui para a captação de recursos para o combate e prevenção ao câncer.

O equipamento de tomografia computadorizada (TC) é um dispositivo tecnológico, que combina os processos de obtenção de imagens e projetos de campos de tratamento de radiação em um único processo, permitindo que os médicos observem os volumes de tumores e estruturas clínicas para um planejamento preciso do tratamento.

O acesso a esse tipo de equipamento pelo Santa Marcelina é um importante passo para mudar a realidade de muitos pacientes oncológicos da região da Zona Leste de São Paulo, que poderão usufruir de exames precisos e eficientes com mais agilidade, precisão e excelência.

Rolar para cima